Publicado em 07/04/2017 às 09:25 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:15
Museu está aberto à visitação pública no Campus Santa Mônica. (Fotos: Milton Santos)
Localizado no primeiro andar do Bloco 1Q, no Campus Santa Mônica, o Museu de Minerais e Rochas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) vai realizar, entre os dias 6 de maio e 24 de junho, um curso de capacitação em Mirelalogia. Coordenador do espaço, o professor Marcos Henrique de Oliveira Souza explica que as atividades ocorrerão em seis sábados, sempre das 9 às 12 horas e das 14 às 16 horas, abrangendo aulas teóricas sobre origem, classificação, propriedades físicas e químicas dos minerais, bem como suas aplicações na vida cotidiana, além de aula prática sobre identificação das propriedades dos minerais. "Também estamos prevendo para o último dia do curso um trabalho de campo no caminho entre Uberlândia e Uberaba e também Peirópolis", informa.
O curso é gratuito e também não cobra taxas de inscrições, sendo que elas ficam abertas de 10 a 28 de abril ou até o término das vagas. "Esta quantidade ainda não está fechada, porém temos uma projeção de 14 vagas para os professores da rede pública (municipal, estadual ou federal), pois estamos contando que serão seis os monitores que também farão o curso, e o número máximo de alunos da turma é 20", explica Oliveira.
Ainda de acordo com o coordenador, não há uma exigência em relação ao nível de ensino no qual o professor interessado neste curso precisaria estar atuando, mas o público-alvo é basicamente formado por quem lecione a disciplina de Ciências no ensino fundamental ou as de Química, Geografia ou Física no ensino médio. As inscrições podem ser feitas informando os dados pessoais via e-mail (para mmr@ig.ufu.br) ou telefone (3239-4229).
Sobre o museu
O Museu de Minerais e Rochas da UFU iniciou suas atividades em outubro de 1987. Contém cerca de 750 amostras em seu acervo expositivo, entre minerais, rochas, fósseis e recursos energéticos (tais como petróleo e derivados e carvão mineral). As amostras são, em sua maioria, provenientes da região do Triângulo Mineiro, mas algumas delas vieram de outras regiões do Brasil e até mesmo do exterior.
Como todo museu, o objetivo fundamental deste é fornecer subsídios para ensino (sendo que diversos cursos da Universidade Federal de Uberlândia possuem alguma disciplina relacionada às ciências geológicas em seu currículo), pesquisa (com três docentes graduados em Geologia, com orientandos de projetos de pesquisa) e extensão (afinal, o espaço é aberto à comunidade externa). É possível que grupos escolares agendem visitas guiadas - com a participação do coordenador do museu -, porém, tais visitas são restritas a determinados dias da semana.
O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h (eventualmente, podem ser agendadas visitas aos sábados para grupos escolares; sujeito a disponibilidade). Para realizar um agendamento ou obter mais informações, basta ligar: (34) 3239-4229.
Palavras-chave: curso Capacitação Museu de Minerais e Rochas Mineralogia inscrições
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS