Publicado em 20/04/2017 às 13:29 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:15
Nesta semana, os professores Gianni Fresu e Ana Maria Said, do Instituto de Filosofia, participarão de uma conferência na Itália sobre o filósofo Antonio Gramsci e seu pensamento crítico, na ocasião do 80º ano de sua morte.
Ambos os docentes estão no comitê cientifico e participarão da terceira sessão do evento, no dia 28 de abril. Gianni abordará o desenvolvimento de uma teoria gramsciana sobre o Brasil. Já Ana Maria discutirá o eurocomunismo no Brasil no crepúsculo da ditadura.
Para mais informações (em italiano), acesse o site do evento.
Sobre Gramsci
Antonio Francesco Gramsci nasceu em Sardenha (Itália), em 1891. Frequentou os círculos socialistas e entrou para o Partido Socialista em 1913, com o qual rompeu seis anos depois. Em seguida, junto com Amadeo Bordiga, fundou o Partido Comunista Italiano. Em 1922, foi à Rússia, onde representou o partido e retornou com a missão de promover a união dos partidos de esquerda de seu país. Porém, nesse período acontecia o advento do fascismo na Itália e Gramsci ficou 20 anos preso. Durante a prisão, escreveu mais de 30 cadernos de história e análise. Esses trabalhos contêm seu pensamento sobre a história da Itália e o nacionalismo, bem como ideias sobre teoria crítica e educacional.
Palavras-chave: Itália Gramsci filosofia
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS