Publicado em 29/05/2017 às 09:42 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:15
Entrega da Comenda Antônio Secundino de São José faz parte da Fenamilho (Foto: Milton Santos)
O reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Valder Steffen Júnior, recebeu a Comenda Antônio Secundino de São José nesta sexta-feira (26/05), em Patos de Minas, pela contribuição da instituição para o desenvolvimento da agricultura, pecuária, abastecimento, saneamento e meio ambiente em Minas Gerais.
“É uma distinção importante, especialmente porque ela é concedida pelo estado de Minas Gerais, e se trata na verdade de uma homenagem à UFU. O reitor apenas recebe consciente de que isso se deve ao esforço que a universidade tem feito ao longo dos anos para se implantar aqui em Patos de Minas”, declarou Steffen, que foi acompanhado pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Carlos Henrique de Carvalho.
O reitor destacou o perfil dos cursos que a universidade oferece no Campus Patos de Minas - Biotecnologia, Engenharia de Alimentos e Engenharia Eletrônica e Telecomunicações - como tecnológicos e bastante voltados para a economia da região. Steffen lembrou ainda que o curso de Biotecnologia foi recentemente avaliado pelo Ministério da Educação e recebeu o conceito máximo, 5. “Além disso, há alguns dias, demos início aos dois cursos de mestrado, de Biotecnologia e de Engenharia de Alimentos. Isso certamente reforça ainda mais a presença da UFU aqui”, disse.
A coordenadora da Pró-Reitoria de Graduação em Patos de Minas, Cilésia Pereira; o assessor da Reitoria em Patos de Minas, Matheus Gomes; o reitor Valder Steffen Júnior; a estudante Iara Santos e Silva; e os professores Carlos Ueira, Luiz Gustavo Vieira e Pedro Bertarini (Foto: Milton Santos)
Além de Steffen, outras 12 personalidades foram homenageadas, entre elas, o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do estado, Pedro Leitão. O secretário representou o governador Fernando Pimentel e falou sobre a importância da agricultura, responsável por um terço do PIB mineiro. “Patos de Minas, antes de ser a cidade do milho é também das pessoas que contribuíram para tornar a agricultura de Minas Gerais uma potência do Brasil”, declarou.
A estudante Iara Santos e Silva, do curso de Engenharia de Alimentos da UFU, também participou do evento após ter sido eleita Rainha Nacional do Milho 2017, na última quarta-feira (24/05), na Festa Nacional do Milho (Fenamilho), e agradeceu pelo apoio recebido de professores e colegas para a participação no evento tradicional para a região.
A comenda foi instituída em 1991 e sua entrega faz parte da série de eventos que compõem a Fenamilho. O engenheiro agrônomo Antônio Secundino de São José, que dá nome à homenagem, nasceu na Fazenda da Onça, hoje município de Presidente Olegário, e fundou a empresa Agroceres.
Palavras-chave: Fenamilho Patos de Minas REITOR homenagem agricultura Pecuária
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS