Pular para o conteúdo principal
Brasil-França

UFU participa de debates sobre biodiversidade no Rio de Janeiro

Diretor de Pesquisa integra lista dos palestrantes de simpósio promovido pela Academia Brasileira de Ciências (ABC)

Publicado em 30/08/2017 às 12:57 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:15

Atividades do simpósio ocorrem no auditório da Academia Brasileira de Ciências. (Foto: Divulgação/ABC)

De 19 a 21 de setembro ocorre no Rio de Janeiro o Simpósio Preparatório Brasil/França sobre Biodiversidade. A abertura do encontro acontece no dia 19, no Museu do Amanhã, e contará com palestra do biólogo norte-americano Thomas Lovejoy, que atua em parceria com pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). O restante da programação, nos dois dias seguintes, está agendado para a sede da Academia Brasileira de Ciências (ABC), com a participação de 45 palestrantes oriundos das principais instituições e agências que realizam pesquisas sobre o tema no nosso país.

Atual diretor de Pesquisa da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o professor Kleber Del Claro está confirmado na mesa-redonda sobre áreas de biodiversidade que já foram mapeadas como críticas no Brasil: Amazônia, Cerrado, Pampa, Mata Atlântica, Caatinga e áreas ecotonais. Esse debate será coordenado por Leonor Maia (Universidade Federal de Pernambuco) e também terá a presença de Jansen Zuanon (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), Luciano Paganucci de Queiroz (Universidade Estadual de Feira de Santana) e Valério de Patta Pillar (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

A abertura do encontro acontece no dia 19, no Museu do Amanhã (Foto: Thales Leite / Divulgação)

Parceria

Aberto ao público e com inscrições gratuitas, este evento na capital fluminense será uma espécie de aquecimento com o levantamento de propostas para um simpósio bilateral que está agendado para fevereiro de 2018 e terá organização conjunta por parte da ABC e da Academia de Ciências da França.

A parceria entre as duas academias vem se consolidando desde setembro de 2016, quando foi formalizada a busca pela promoção de atividades de interesse comum aos dois países. Desde então, cresce o número de colaborações científicas de sucesso entre pesquisadores de destacado reconhecimento, tanto do Brasil quanto da França.

Palavras-chave: Evento Propp Dirpe biodiversidade Academia Brasileira de Ciências Brasil França

A11y