Publicado em 17/10/2017 às 08:48 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:15
O projeto Bread & Bug da Enactus da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi um dos escolhidos para a semifinal do Prêmio Alimentação em Foco 2018. A seleção dos finalistas acontecerá em junho do próximo ano. Até lá, o grupo receberá mentorias da Enactus Brasil e da Fundação Cargill, responsável pelo prêmio, e um apoio financeiro para realização das atividades do projeto.
O grupo do Bread & Bug é formado por sete membros - Raphael Augusto de Moraes, Ana Luisa Moreira Castro, Taynara Roberta Fernandes, Thiago Henrique Fernandes Coelho, Vanessa Oliveira Miranda, Mariana Ferreira Seyfried e Julia Tiemi de Melo Nishimoto. Eles desenvolveram o projeto que tem como objetivo garantir o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da comunidade do assentamento Nova Tangará de Uberlândia.
Equipe do projeto visita o assentamento Nova Tangará, em Uberlândia. (Foto: Arquivo pessoal)
De acordo com o gerente de projetos da Enactus UFU, Raphael Augusto de Moraes, isso será possível por meio da reintrodução de resíduos e coprodutos da agroindústria na cadeia de produção alimentar através da criação e processamento de insetos, difundindo a ideia de entomofagia (consumo de insetos por humanos) e gerando ação empreendedora ao possibilitar aumento de renda por meio do comércio desse novo produto. Segundo Moraes, a Intech Brasil, empresa incubada pelo Ciaem, é parceira do projeto, oferecendo o aparato técnico na produção e processamento de insetos, bem como suporte em serviços logísticos e de suprimentos.
“O projeto também trabalha na remodelação das práticas tradicionais de cultivo agrícola, introduzindo novos caminhos acessíveis e eficientes para a sustentabilidade local, fundamentando todas as ações na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU)”, explica Moraes.
Ele também conta que o projeto teve início em maio deste ano, quando a equipe discutiu a necessidade de aumento de renda dos moradores do assentamento da forma mais sustentável e inovadora possível. “Como a comunidade apresentava uma alta taxa de desperdício, escassez de água e baixa mão de obra, chegamos à conclusão de que o cultivo de insetos para alimentação é a melhor opção, tal como tendência em vários países do mundo”.
"Bread & Bug" é realizado em parceria com a Intech Brasil, que oferece aparato técnico na produção e processamento de insetos. (Foto: Arquivo pessoal)
Ser semifinalista do Prêmio Alimentação em Foco 2018 significa o reconhecimento do trabalho que vem sendo feito pelo grupo. “Reflete o comprometimento e amor pelo projeto, pelas pessoas e pela organização. Acima de tudo, traz destaque e protagonismo à realidade de um povo simples, de trajetória despercebida que, com muito esforço e vontade de aprender, adquiriu direitos e vem mudando sua história”, afirma Moraes.
Até a final, a equipe trabalhará condensando as metas às atividades do projeto para alcançar resultados eficientes e satisfatórios. “Caso isso ocorra, buscaremos a expansão para outras comunidades interessadas”, aponta o gerente de projetos.
A Enactus UFU conta hoje com 42 membros, de 12 graduações diferentes, e tem quatro projetos em execução, além de uma equipe de Pesquisa e Inovação de Projetos.
Para saber mais sobre a Enactus UFU, acesse a página do Facebook e do Instagram.
Para acompanhar as atividades do Bread & Bug, acesse a página do projeto no Facebook.
Palavras-chave: Enactus UFU Alimentação agricultura Bread & Bug
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS