Pular para o conteúdo principal
ÉTICA PÚBLICA

Representante da Comissão de Ética da Presidência fala sobre 'conflito de interesses'

Palestra aconteceu no auditório 5R do campus Santa Mônica

Publicado em 08/11/2017 às 17:02 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:15

Wellington Gontijo do Amaral Jr., da Comissão de Ética Pública da Presidência da República, durante palestra na UFU (Foto: Fabiano Goulart)

Com o objetivo de informar à comunidade universitária sobre “conflito de interesses” e ética no exercício das atividades profissionais no serviço público, a Comissão de Ética (CE), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), recebeu, nesta segunda-feira (6), o representante da Comissão de Ética da Presidência da República, Wellington Gontijo do Amaral Jr.

Em sua palestra, realizada no Auditório do Bloco 5R, do campus Santa Mônica, além do marco regulatório da conduta dos servidores públicos nas diferentes esferas públicas, Amaral Jr., apresentou casos emblemáticos, na história recente do país e o impacto dos efeitos negativos da má conduta do servidor no trato da coisa pública. “O Brasil passa hoje por um momento muito difícil. Acho que nossa geração não conheceu um problema de questionamento da confiança dos agentes públicos e da integridade das instituições públicas como esse momento que nós passamos atualmente”, disse. Amaral Jr., considera que a orientação e a divulgação constituem importantes aspectos da prevenção aos desvios de conduta e vê como um desafio a comunicação para o esclarecimento quanto ao que o agente público pode ou não fazer, considerando a ática e o conflito de interesses entre o público e o privado. “Nós sabemos que os problemas de corrupção começam nos pequenos conflitos do dia a dia, nas pequenas escolhas que o agente público faz. Nós sabemos que, a partir de uma porta aberta, outros problemas maiores podem acontecer”, complementa o representante da Presidência.

Reitor Valder Stefen Jr. evidencia importância do tema e ressalta ações da CE-UFU durante abertura do evento no campus Santa Mônica (Foto: Fabiano Goulart)

Para o reitor da UFU, Valder Steffen Júnior, essa é uma questão que merece a toda a atenção da sociedade que ainda presencia comportamentos antiéticos em diferentes esferas. “Nós temos tido atenção permanente com relação a esses assuntos, como retratado nesse evento de hoje. Muitas vezes recebemos reclamações por meio de nossa ouvidoria e, infelizmente, algumas situações mais extremas acabam chegando ao Ministério Público e a Universidade é, eventualmente, questionada. Por isso é muito importante a orientação que temos recebido através da Comissão de Ética, no sentido de prevenir esse tipo de situação”, afirmou Steffen, durante a abertura do evento.

Presidente da Comissão de Ética da UFU, Sandra Terezinha de Farias Furtado, destaca a importância da informação como ferramenta de esclarecimento (Foto: Fabiano Goulart)

Para 2018, a Comissão de Ética da UFU, que atua como instância consultiva que aconselha e orienta servidores da universidade a partir do Código de Ética, pretende realizar dois minicursos nas áreas de Filosofia da Ética e Gestão na Ética. Para ampliar a capacidade de ação da Comissão diante das demandas atuais, novos colaboradores têm sido requisitados na comunidade universitária. “A universidade é muito grande e, pela própria legislação, o número de membros da Comissão, como está hoje, é muito pequeno: são três titulares e três suplentes, o que é muito pouco para uma instituição tão grande quanto à UFU. Então nós estamos recrutando representantes nas unidades acadêmicas e administrativas. Nós já contamos com 10 representantes, mas precisamos de mais”, afirmou a presidente da CE, Sandra Terezinha de Farias Furtado. Outra ação, afirma a presidente, foi a elaboração de uma cartilha explicativa sobre Ética, sugerida pela secretária executiva da Comissão, Débora Rodrigues de Salles Monteiro. “A cartilha se somará aos cursos, palestras e demais ações de esclarecimento dos servidores quanto ao tema, sobretudo para os recém-admitidos na UFU”, finalizou a presidente.

Luciana Zacharias Gomes Ferreira Coelho, Débora Rodrigues de Salles Monteiro, Wellington Gontijo do Amaral Jr., Sandra Terezinha de Farais Furtado, Daniela de Melo Crosara e Lisley Rodrigues de Lima - trabalho conjunto em benefício da ética pública (Foto: Fabiano Goulart)

Para mais informações, acesse a página da Comissão de Ética da UFU

Palavras-chave: Ética Pública Comissão de Ética da UFU Conflito de interesses UFU

A11y