Publicado em 17/11/2017 às 17:10 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:15
Evento aconteceu no Anfiteatro do Bloco 1E (Foto: Milton Santos)
Quando pensamos em games, logo vem à nossa mente o entretenimento. Mas essa não é a única finalidade dos jogos desenvolvidos pelos alunos da UFU. Em evento que aconteceu na tarde de sexta-feira (17/11), estudantes de diversos cursos se reuniram no Anfiteatro do Bloco 1E, no Campus Santa Mônica, para conhecer e fazer parte do projeto UFU Games 2.0.
Essa iniciativa visa criar um fórum para o desenvolvimento de games de diversas naturezas e, para isso, vão acontecer eventos de treinamento sobre conceitos, tecnologias e frameworks. Para a criação dos jogos, serão utilizados os laboratórios da Faculdade de Computação (Facom). Como explica o professor Pedro Frosi, muitas áreas podem se beneficiar por meio dos jogos. “Games são aplicados em diversas áreas. Claro que entretenimento é uma delas, mas também defesa, suporte a cirurgias”, afirma.
Um dos games criado em edições passadas do projeto é o Hortalândia, desenvolvido por alunos dos cursos de Ciência da Computação, Nutrição, Música (que criaram um som original para o game) e Pedagogia (que desenvolveram o storyboard). O jogo é voltado para a conscientização de hábitos alimentares saudáveis e obteve como resultado algumas premiações, além de artigos publicados em anais de congressos.
O UFU Games é um espaço no qual várias áreas do conhecimento, como sociologia, história, linguística, artes, música, medicina, computação e outras, podem trabalhar juntas, por meio da multidisciplinaridade para o desenvolvimento dos games. O projeto existe na Facom/UFU há 10 anos e começou por iniciativa dos alunos.
O projeto já inspirou estudantes que participaram do UFU Games. Um trio de graduados em Engenharia Elétrica criou sua própria startup de desenvolvimento de jogos, a Gilpe. Atualmente, ela tem financiamento da Agência Nacional do Cinema (Ancine). A empresa esteve presente no evento, contando sobre o funcionamento do empreendimento e também apresentando uma palestra sobre o processo de criação dos games.
Palavras-chave: games; ciência da computação; projeto
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS