Publicado em 25/05/2018 às 17:57 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:16
Os 40 anos de federalização da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi comemorado na tarde desta sexta-feira (25/5), em sessão solene do Conselho Universitário (Consun) realizada na Reitoria.
A sessão foi presidida pelo reitor Valder Steffen Júnior, acompanhado pelo vice-reitor Orlando Mantese e por pró-reitores. Também estiveram presentes os ex-reitores Juarez Altafin, José Paulo de Carvalho, Ataulfo Costa, Nestor Andrade, Arquimedes Ciloni e Elmiro Resende.
Houve apresentação do Coral da UFU e exibição do vídeo institucional com histórias de vida da comunidade acadêmica, produzido pela TV Universitária. Após os discursos, foi feito o lançamento, nos corredores da Reitoria, da exposição de fotografias que contam a trajetória da UFU, organizada pelo fotógrafo Milton Santos, da Diretoria de Comunicação da UFU. A cerimônia encerrou-se com a apresentação da Orquestra Experimental Uberlândia.
O reitor escolheu três palavras para falar sobre a UFU, uma para cada momento: gratidão para o passado, preocupação para o presente e esperança para o futuro. Steffen agradeceu o apoio da sociedade uberlandense, o empenho dos servidores que construíram a instituição e a confiança dos estudantes. Porém, abordou as dificuldades do momento atual, como a falta de recursos para pesquisa, assistência estudantil e hospitais.
Os ex-reitores também discursaram sobre o atual momento político. Ciloni destacou a importância do debate na universidade e Andrade afirmou que a nação precisa de vanguardismo e a universidade deve ser essa vanguarda.
A pró-reitora de Assistência Estudantil, Elaine Calderari, pediu a união de todos os integrantes da comunidade acadêmica “neste momento, em que estamos tão ‘desabastecidos’, para defender a nossa UFU”.
Palavras-chave: UFU40
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS