Publicado em 03/08/2018 às 16:06 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:36
Prof Cairo Katrib durante apresentação do Projeto “Mulheres de Fé” na UFU (Foto: Milton Santos)
Conscientizar a sociedade sobre o respeito à liberdade de culto e expressão cultural. Este é o objetivo central da coletânea “Mulheres de Fé: Urdiduras no Candomblé e na Umbanda”, que será apresentada na Casa de Cultura Graça do Aché, neste mês de agosto.
Serão duas apresentações gratuitas a toda a comunidade de Uberlândia e região. A primeira delas será a exposição de fotos “Mulheres de Fé”, que vai acontecer no dia 9 de agosto às 19h. No dia 23, também a partir das 19h, acontecerá a exibição do vídeo-documentário “Agô Minha Mãe – Mulheres de Fé no Triângulo Mineiro”, que, ao final, contará com uma roda de conversa mediada pelo professor Cairo Katrib, da UFU. A coletânea é parte do projeto de extensão “Mulheres de fé e de festa: ação afirmativa, audiovisual voltada para a salvaguarda da memória ancestral” e o objetivo principal é catalogar e registrar a memória congadeira e religiosa da cidade de Uberlândia.
Uma família liderada por sete mulheres – que, além de comandar um grupo de Congado devoto a São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, são zeladoras de um terreiro de Umbanda tradicional na cidade – teve seu cotidiano acompanhado e registrado. O resultado, que poderá ser visto na coletânea, de acordo com o historiador Katrib, revela a “relação de intimidade que as mulheres possuem com essas pertenças identitárias”. O historiador, que também coordena o projeto, ressalta que “a valorização das pertenças negras, inclusive na universidade, ainda é lacunar, uma vez que esses saberes não são valorizados na academia. O objetivo foi dar visibilidade a essas práticas. A cidade de Uberlândia conta com uma grande população afro, mas que não reconhece sua história e essas memórias”, afirmou Katrib.
SERVIÇO
Projeto Mulheres de Fé - Programação
- 9/08: Exposição fotográfica “Mulheres de Fé”
- 23/08: Vídeo-documentário “Agô Minha Mãe – Mulheres de Fé no Triângulo Mineiro”
Horário: a partir das 19h em ambos os dias
Local: Centro de Informação e Referência da Cultura Negra Graça do Aché,
Av. Cesário Crosara 4187 - Bairro Roosevelt
Entrada franca
Informações:
E-mail: assessoriadicult@gmail.com
Telefone: (34) 3239- 8943
Palavras-chave: Cultura negra Graça do Axé Mulheres de Fé cultura dicult UFU
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS