
A nova iluminação representa economia para a Universidade. (Foto: Milton Santos)
O Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia deve ganhar, em 2019, um novo sistema de iluminação. A troca será possibilitada por um edital da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), que destinará para a substituição R$ 3.775.660,13, valor integral solicitado pelo projeto inscrito.
As atuais lâmpadas fluorescentes devem ser substituídas pelo modelo LED. A troca representa uma economia de, em média, R$ 60 mil mensais para a instituição. A instalação das lâmpadas LED diminui a quantidade de material descartado, por serem muito mais duradouras. Além disso, elas também apresentam menos risco do que o modelo fluorescente.
O processo de troca já estava sendo feito pela própria UFU, à medida que as lâmpadas queimavam, desde o ano passado. Porém, com esse convênio firmado, o diretor da Diretoria de Sustentabilidade (Dirsu/UFU), Nelson Barbosa Júnior, faz um pedido de paciência: “Depois de aprovado o projeto não podemos comprar mais lâmpadas, se não nós perdemos o recurso”. Para minimizar possíveis problemas de falta de iluminação, a Universidade conta atualmente com um pequeno estoque de lâmpadas que será utilizado em emergências até a instalação do novo sistema.
Segundo o cronograma, o convênio deve ser assinado em dezembro deste ano. A partir disso, a vistoria da Cemig deve ser feita entre janeiro e fevereiro e as novas lâmpadas devem começar a ser instaladas em abril ou maio de 2019.