DIA DO JORNALISTA

‘O papel essencial do jornalista é apurar’

Confira, na sexta reportagem da série especial em homenagem ao Dia do Jornalista, uma entrevista com a professora Mirna Tonus sobre Jornalismo Digital

Publicado em 14/04/2020 às 13:31 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

Foto: Letícia França

Professora de Jornalismo na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) desde março de 2009, Mirna Tonus tem mais de 20 anos de experiência na área de Comunicação. Ela já atuou em jornal, rádio, internet, assessoria e pesquisa de mercado e opinião. Dentre os temas que Mirna pesquisa, os principais são: comunicação, mídia, tecnologia, jornalismo e educação. Em suas aulas, é com simpatia e amor à profissão que ela mantém os graduandos atentos e interessados, especialmente, no jornalismo digital. Nesta entrevista, a professora, jornalista e pesquisadora conta um pouco sobre essa área que a conquistou. Confira, abaixo:

Portal Comunica - O que é jornalismo digital e o que o diferencia dos outros tipos de jornalismo?

Mirna Tonus - O jornalismo digital é como qualquer jornalismo, mas ele envolve processos, produtos e plataformas digitais. Ele tem suas especificidades, claro, mas o que o diferencia do jornalismo tradicional é que ele se dá por meios digitais.

Qual a importância do jornalismo digital?

Mirna - Desde o início da internet comercial no Brasil, há cerca de 25 anos, a importância do jornalismo digital é enorme, pois é por onde a maioria das informações circula em diversos formatos e narrativas. É importante o jornalismo ocupar essa plataforma e buscar sempre inovar. O jornalismo encontra uma infinidade de possibilidades no mundo digital.

Você acredita que o jornalismo digital pode vir a substituir o jornalismo dos veículos tradicionais?

Mirna - O jornalismo digital não vai substituir o jornalismo dos veículos tradicionais, assim como o rádio não substituiu o impresso e a televisão não substituiu o rádio. Ainda falta muito tempo para que todas as pessoas tenham acesso ao digital. Com a epidemia do coronavírus, por exemplo, podemos perceber que muitas pessoas não têm ou não sabem usar aplicativos de bancos para receber o dinheiro do auxílio governamental.

Como os produtores de conteúdo jornalístico conseguem informação para abastecer o fluxo da rede digital?

Mirna - O digital ajuda o produtor de conteúdos jornalísticos a conseguir mais informações por meio de bancos de dados e portais de instituições. Antes, o jornalista precisava ir a bibliotecas e consultar arquivos, mas agora acessa as informações de maneira remota e mais fácil.

O que é essencial para a sobrevivência de um veículo de mídia digital?

Mirna - O essencial para isto é ficar atento aos movimentos que surgem no ambiente digital, além de buscar elementos que vão fornecer informações para o público, de maneira amigável e interessante.

Quais as vantagens do jornalismo digital sobre o jornalismo tradicional?

Mirna - Agilidade. A possibilidade de oferecer a informação quase em tempo real, mesmo com poucos recursos. Na televisão, por exemplo, tem toda uma produção por trás da notícia que não necessariamente é obrigatória no jornalismo digital. As lives são uma ferramenta interessante que tem sido explorada agora, na epidemia da Covid-19.

Muitos sites imitam o jornalismo digital para espalhar desinformação. Como reconhecer se uma “notícia” é falsa?

Mirna - A informação é factível? É plausível ou é surreal? Muitas informações falsas que circulam na internet beiram ou são surreais. Ver se a produção é original do site, pois muitos sites reproduzem conteúdos de outros lugares sem sequer citar a origem. Se o conteúdo é original daquele site, cheque as fontes; quem fala na matéria? Também é necessário verificar a veracidade dos dados, conferindo em sites confiáveis se aquela informação é verdadeira. Esses cuidados exigem um filtro pessoal que se dá por meio da alfabetização digital e pela leitura crítica de mídia, que são desenvolvidos ao longo da vida e do contato com o meio digital. Para uma pessoa idosa, por exemplo, é mais difícil desenvolver esse filtro, pois ela não aprendeu a filtrar; sempre levou as informações que ouvia pelo rádio ou pela televisão como verdadeiras.

Qual é o papel dos jornalistas digitais frente à forte disseminação de “fake news” que tem acontecido nos últimos anos?

Mirna - No combate às chamadas fake news, o papel essencial do jornalista é a apuração acima de qualquer anseio pelo furo jornalístico, não se deixando levar por informações frágeis. O jornalista deve se ater a fontes fidedignas - sem se prender a achismos -, pesquisar em documentos, trazer dados e confrontar as informações, pois o contraditório é essencial no jornalismo.