ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO

Pró-Reitoria de Planejamento e Administração e Unidades Acadêmicas realizam reunião anual

Novas instruções normativas para compras e planejamento orçamentário foram discutidos pelos gestores

Publicado em 12/11/2020 às 13:13 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:29

Matriz orçamentária e forma de execução de compras e contratações, para 2021, e planejamento orçamentário para 2022. Com estes pontos centrais, aconteceu na terça-feira, 10, a reunião anual de planejamento da Pró-Reitoria da Planejamento e Administração (Proplad) com os diretores das Unidades Acadêmicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

O objetivo, segundo o pró-reitor de Planejamento e Administração da UFU, Darizon Alves de Andrade, é que, de posse do planejamento e das novas instruções normativas, as Unidades Acadêmicas possam alocar e administrar seus recursos, com autonomia, e adotar a melhores práticas possíveis frente aos critérios e à complexidade dos processos de compras. “Nós temos as exigências do Tribunal de Contas da União (TCU) e, às vezes, as pessoas não compreendem e entendem que isso são barreiras, mas, na verdade, são exigências e acórdãos do TCU, que nos impõem uma série de restrições nos processos de compra da universidade. Então, como sempre é feito pela Proplad, nós apresentamos para os diretores essas instruções normativas, para que todos saibam das dificuldades e para que a comunidade universitária, como um todo, possa se engajar nas melhores práticas para especificação e precificação, para nossas compras serem bem sucedidas”, explica Andrade.

Com um repasse de R$ 6,12 milhões às 16 faculdades e 16 institutos, previsto na Matriz Orçamentária 2021, a distribuição de recursos da universidade para estas unidades acadêmicas é composta pela matriz orçamentária – que responde por 95% do valor –, e pela reserva técnica da Proplad/UFU, que integraliza os 5 % restantes das verbas. O valor referenciado é 15% menor que os R$ 7,2 milhões deste ano de 2020.

Pandemia

Ainda de acordo com Andrade, os reflexos da pandemia de Covid-19 não impactaram o orçamento da UFU. “Não houve redução no orçamento da universidade. A UFU recebe a verba normalmente. Houve, sim, redução de gastos. Houve uma redução nos custos de energia elétrica e água da ordem de 25% a partir do momento em que se determinou que as atividades, em razão da pandemia, fossem feitas de forma remota”, concluiu o pró-reitor.

Acesse o material informativo sobre Compras e Contratações Planejamento 2022 e Execução 2021

Palavras-chave: matriz orçamentária planejamento Compras unidades acadêmicas Proplad UFU