Você tem ideia do que seja Polemologia?

Eu também não conhecia, mas, depois dessa conversa, fiquei até curiosa em aprender mais

Publicado em 04/02/2021 às 13:09 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:26

Talvez você, que está lendo esta matéria, nunca tenha ouvido falar em termos como: "polemologia" ou "polemos".  Pois é; um Grupo de Pesquisa da Faculdade de Direito Professor Jacy de Assis (Fadir), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), aborda esses temas. Então, vamos lá! Daqui a pouco, você, que tem dúvidas e está curioso, vai saber.

Esses termos são tratados por um  projeto que surgiu em 2017, após a finalização do doutorado do professor José de Magalhães Campos Ambrósio, da Fadir. “A ideia era congregar diversos autores que já trabalhavam, dentro de uma articulação diferente. Se no meu mestrado e doutorado eu olhava para a história passada, eu queria rearticular os mesmos autores para imaginar futuro”, explica o docente.

Desta ideia, então, surgiu o projeto "Política, Imaginação e Futuro", que contempla as pesquisas e as iniciações científicas, orientadas pelo professor, bem como a participação em congressos, apresentação de resumos e realização de seminários. E, ainda, o “PolemosCast”, que consiste na construção de conteúdo para o mundo digital, a partir da gravação de podcasts, vídeos, entrevistas e lives, em parceria com outros grupos da UFU. De acordo com Ambrósio, o PolemosCast busca uma linguagem mais informal com a comunidade e é feito por estudantes que participam do grupo, além de professores e de eventuais convidados.

Em relação à periodicidade, Ana Vitória Tannús Bernardes, estudante do quinto período do curso de Direito, comenta: “Durante a semana lemos alguns textos. Já lemos Aristóteles, Roberto Mangabeira Unger e Hegel e, durante o encontro, fazemos discussões sobre o tema abordado.”

Mas, afinal, o que é Polemologia?

Para você, que leu até aqui, vamos lá: "polemologia" é o estudo da polêmica, das contradições dos opostos. Já "polemos" é guerra, mas, de acordo com o professor Ambrósio, em um sentido muito específico. "O filósofo Heráclito falava: 'polemos patèr pantôn', traduzindo, a guerra é pai de todas as coisas, é rei e rainha de todas as coisas. Isso significa, basicamente, que a guerra é algo que produz o mundo e a realidade. Por sua vez, a realidade só é percebida, através dos seus opostos”, esclarece. E acrescenta: “Então, o polemos vem trazer uma guerra produtiva de opostos que nos permita extrair, do conflito e da oposição, um futuro interessante”, reforça Ambrósio. É por isso que, segundo ele, os dois principais projetos do grupo de pesquisa são: “Política, imaginação e futuro” e "Falência e reimaginação do Projeto Constitucional Brasileiro".

O professor ressalta, ainda, que o objetivo é “a partir das reflexões e dos grandes autores debatidos no polemos, oferecer um grande centro de imaginação institucional, de novos arranjos institucionais e aprofundar o debate acadêmico, dentro de uma realidade que está tão marcada pela falta de alternativas”.  Os temas abordados nos projetos envolvem: política, teoria do direito, filosofia política e do Estado e sociologia jurídica.

Ana Vitória complementa: “O grupo é uma oportunidade dentro do curso de Direito de me dedicar ao estudo dos fundamentos, fazer análises políticas e entender a fundo as razões de ser das relações sociais, do Estado como instituição estruturante, da vida social e suas consequências.”

Se quiser conhecer mais sobre o Polemos, acesse o site, o canal no YouTube e o seu perfil no Instagram.

Palavras-chave: Polemós DIREITO