Publicado em 08/04/2021 às 15:49 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:26
O Dia Mundial de Combate ao Câncer, 8 de abril, é uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de conscientizar a população sobre causas, prevenção e tratamento dos vários tipos de câncer, além de apoiar e incentivar os que lutam contra esta doença.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o Brasil terá 625 mil novos casos de câncer a cada ano do triênio 2020-2022. A prevenção e o tratamento precoce em unidades de saúde especializadas são importantes para vencer esta doença.
O Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU/Ebserh) tem uma Unidade de Oncologia referência para a região do Triângulo Norte de Minas Gerais, atendendo a uma população de 75 cidades. Habilitado pelo Ministério da Saúde como Unidade de Assistência de Alta Complexidade (Unacon) presta atendimento de quimioterapia, radioterapia, programa de cuidados paliativos, onco-hematologia, oncologia pediátrica e cirurgia oncológica. “O hospital tem como meta atender toda linha da atenção do cuidado oncológico, desde a prevenção, diagnóstico precoce, tratamento e cuidados paliativos, o que ocorre em várias especialidades oncológicas”, ressaltou o chefe da Unidade de Oncologia do HC-UFU, Eurípedes Barra.
Mesmo com a pandemia do novo coronavírus, o atendimento da Unidade de Oncologia não foi interrompido. A produção anual de 2020 foi equivalente à de 2019. A Unidade realizou mais de 68 mil consultas, 28 mil quimioterapias, 900 sessões de radioterapia e aproximadamente 20 mil exames, entre análises patológicas e exames de imagens.
Além disso, iniciou em agosto de 2020, a realização de transplantes autólogos de medula óssea. “No ano passado, foram transplantados seis pacientes, que tiveram a cura da doença e, neste ano, já fizemos mais dois transplantes”, afirmou Barra.
O chefe da Unidade de Oncologia destaca ainda que está em fase pré-operacional um Acelerador Linear de Alta Tecnologia, semelhante aos de grandes centros de radioterapia nacional. “Com todos os avanços em fase pré-operacional plena, o HC-UFU/Ebserh se firma como uma Unidade Hospitalar Oncológica de referência brasileira”, destacou Barra.
O que é o câncer?
Câncer é um termo que abrange mais de 100 diferentes tipos de doenças malignas que têm em comum o crescimento desordenado de células, que podem invadir tecidos adjacentes ou órgãos a distância.
Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo.
O que causa o câncer?
O câncer não tem uma causa única. Há diversas causas externas (presentes no meio ambiente) e internas (como hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas). Os fatores podem interagir de diversas formas, dando início ao surgimento do câncer.
Entre 80% e 90% dos casos de câncer estão associados a causas externas. As mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, os hábitos e o estilo de vida podem aumentar o risco de diferentes tipos de câncer.
Prevenção
A prevenção do câncer engloba ações realizadas para reduzir os riscos de ter a doença.
O objetivo da prevenção primária é impedir que o câncer se desenvolva. Isso inclui a adoção de um modo de vida saudável e evitar a exposição a substâncias causadoras de câncer.
*Com informação do Inca.
Palavras-chave: Hospital HC EBSERH câncer prevenção
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS