Cultura

Programação da 'Paralela' traz diversas atividades artísticas gratuitas e em formato on-line

Evento começa nesta segunda-feira (31/05) e prossegue até sábado (05/06). Para participar de alguns encontros, é necessário adquirir ingressos que são disponibilizados gratuitamente no site Sympla

Publicado em 29/05/2021 às 11:59 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

Ao longo desta semana, de 31 de maio a 5 de junho, acontece a sétima edição da "PARALELA", plataforma de arte com uma programação repleta de atividades voltadas à discussão sobre corpo, arte e performance. Artistas de Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Fortaleza (CE) e Uberlândia (MG) irão se reunir virtualmente para atividades gratuitas e remotas em torno de temáticas relacionadas à dança contemporânea e suas diferentes abordagens. Assim como no ano passado, em 2021, a Paralela irá ocorrer de forma totalmente on-line, devido à pandemia da Covid-19. As atividades serão transmitidas no YouTube e na plataforma de videoconferência Zoom.

Biblioteca de Dança com o artista Sérvia. (Foto: Vladimir Opsenica)

Uma das atividades deste ano é a “Biblioteca de Dança Zoom”, da dupla baiana Neto Machado e Jorge Alencar. A “Biblioteca de Dança” estreou em 2017 e foi destacada na Revista Antro Positivo dentre os melhores trabalhos do ano. Na obra, artistas transformam seus corpos em "livros vivos”, contando e dançando coreografias que marcaram suas vidas por meio de palavras, gestos e movimentos. A instalação coreográfica já passou por diferentes cidades, como Campinas (SP), São Paulo (SP), Florianópolis (SC), Salvador (BA) e, em 2019, aterrissou em solos internacionais, em Stuttgart (Alemanha).

Na programação da Paralela, a “Biblioteca de Dança” será realizada de forma inédita: via plataforma de videoconferência Zoom e on-line, possibilitando que público e artistas acessem diferentes salas virtuais para compartilharem “contações coreográficas de histórias”, de modo íntimo e relacional. Para participar, é necessário adquirir gratuitamente os ingressos pelo site SYMPLA.

Biblioteca de Dança Zoom. (Imagem: Divulgação)

Outro destaque na programação do evento é a 1ª Mostra de Dança Impressa (MDI), coordenada por Marcelo Camargo e com curadoria do artista junto ao professor Alexandre Molina, ambos de Uberlândia (MG). Molina é também um dos idealizadores da Paralela.

A MDI é uma obra impressa coletiva que nasce da relação de trabalhos entre artistas e o processo curatorial de um festival, apresentando solos e proposições em grupos de artistas que criam obras que têm por sua natureza o acontecimento na página. Participam da 1ª MDI: Aline Salmin, Alexandre Molina, Alexandre Roiz, Leonardo França, Marcelo Camargo, Neto Machado, Jorge Alencar, TANTO (Daniel Sabóia, Fábio Steque e Patricia Almeida) e Whander Allípio.

O lançamento acontece no dia 3 de junho, às 20h, no canal da Paralela no YouTube. “Contaremos com a presença da artista e pesquisadora Thereza Rocha, da Universidade Federal do Ceará (UFC), que fará provocações à equipe de artistas que participaram da 1ª MDI”, destaca Camargo.

Mostra de Dança Impressa com participação da artista Thereza Rocha

Histórico

A Paralela surgiu em 2015, como uma proposta do grupo de pesquisa Spirax, coordenado pelo artista e professor Alexandre Molina, para compartilhar as atividades desenvolvidas pelos estudantes do componente curricular Práticas em Dança II: performances do corpo, do Curso de Bacharelado em Dança da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Hoje, o evento se estabelece como plataforma de intercâmbio em arte, conectando pessoas e lugares, por meio da dança, em diálogo com outros fazeres artísticos. As ações previstas nesta plataforma borram fronteiras entre formação e atuação artística, fortalecendo as relações entre fazer e pensar arte na contemporaneidade de modo integrado. Em 2021, o projeto conta com o incentivo do Secretaria de Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, da Lei Federal nº 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc), e com o apoio do curso de Dança do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (Iarte/UFU). O encontro é promovido anualmente, como forma de reunir artistas em torno de discussões e performances sobre dança, arte e corpo.