Laboratório de Redes Inteligentes é inaugurado no campus Santa Mônica

Proposta é desenvolver pesquisas nos campos de tecnologia de informação e comunicação e energia

Publicado em 24/06/2021 às 10:01 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

Reitor Valder Steffen Júnior, à direita na foto, acompanhou a inauguração do laboratório, coordenado pelo professor Alan Pinheiro, à esquerda. (Foto: Alexandre Costa)

O Laboratório de Redes Inteligentes (LRI) foi inaugurado na última quarta-feira (23/6), na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). No laboratório, é possível desenvolver pesquisas no contexto de smart grids, área que envolve a aplicação de tecnologia da informação e comunicação no setor de energia elétrica.

O coordenador do LRI, Alan Pinheiro, que é professor da Faculdade de Engenharia Elétrica (Feelt), comenta que as pesquisas a serem feitas no laboratório podem trazer diversas contribuições para o setor de energia. O desenvolvimento de novas tecnologias auxilia no processo de tornar as empresas mais competitivas, o que pode acarretar, por exemplo, na venda de energia mais barata.

“Quando temos o foco de desenvolver produtos com aplicabilidade, o que queremos tentar fazer é melhorar o acesso das pessoas à energia, seja em questão de estabilidade/robustez, seja em questão de custo-benefício e, eventualmente, até na sugestão de novas fontes energéticas”, completa.

O LRI conta com um laboratório de fabricação, chamado de FABLAB. (Foto: Alexandre Costa)

Com financiamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), o laboratório foi construído no campus Santa Mônica e, com 425m², representa um dos maiores do campus.

Pinheiro explica que, para a compra dos equipamentos, houve apoio de empresas, como a Companhia Energética de Brasília (CEB energia), a Neoenergia e a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), com uma arrecadação de quase R$ 6 milhões.

“Uma importante característica é que o LRI é um laboratório de laboratórios, ou seja, dentro dele, existem outros laboratórios que dão suporte ao grupo de pesquisa”, afirma o coordenador. Existem seis espaços diferentes: laboratórios de eletrônica, fabricação, automação, além de um mini data center e uma sala de supervisão.

Palavras-chave: Laboratório pesquisa energia tecnologia TIC