Projeto da UFU oferece avaliação fisioterapêutica para mulheres

Iniciativa estará disponível até janeiro de 2022 e permite a participação de 50 praticantes de atividades físicas, entre 18 e 30 anos, que possuam dor anterior no joelho

Publicado em 09/09/2021 às 07:03 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

Avaliações serão realizadas presencialmente, seguindo os protocolos de prevenção à covid-19, no Laboratório de Avaliação em Biomecânica e Neurociências. (Arte: LABiN/Faefi/Divulgação)

O Laboratório de Avaliação em Biomecânica e Neurociências (LABiN), da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal de Uberlândia (Faefi/UFU), está desenvolvendo o projeto “Avaliação do Perfil de Dor e Combinação de testes funcionais em mulheres com Disfunção Femoropatelar”. A pesquisa, que não recebe apoio financeiro, busca avaliar combinações de testes que melhor identificam funcionalmente mulheres com a dor anterior no joelho, conhecida como disfunção femoropatelar, que é resultante das alterações físicas e biomecânicas da articulação do joelho.

Estão disponíveis 50 vagas, até janeiro de 2022, para mulheres, com idade entre 18 e 30 anos, que apresentem dor para realizar subida ou descida de escada ou rampa, correr, saltar, agachar, ou até mesmo ao permanecer muito tempo sentada. A docente responsável pelo projeto, Lilian Ramiro Felicio, afirma que a doença é muito frequente e que acontece especialmente em mulheres jovens e ativas. “Afeta duas vezes mais mulheres que homens. Sendo assim, para facilitar a logística da proposta, optamos em avaliar somente mulheres, neste momento”, explica.

A avaliação envolve sete testes funcionais para mensurar a força da musculatura do membro inferior e as coletas serão realizadas no LABiN, localizado no Campus Educação Física da UFU, na Rua Benjamin Constant, 1286 – Bairro Nossa Srª. Aparecida. Felicio ressalta que, neste momento, não será oferecido o tratamento, mas sim uma orientação, baseada nos resultados dos testes mensurados, para minimizar o quadro da paciente e tornar a avaliação mais funcional, rápida e com baixo custo ao fisioterapeuta.

As interessadas podem entrar em contato com uma das três estudantes de Fisioterapia que fazem parte do projeto e agendar sua avaliação. É possível contatar Samara Barcelos, aluna de mestrado, pelo WhatsApp (34) 99172-9197. Já as estudantes de graduação Luana Nascimento e Camila de Lima podem ser contatadas, respectivamente, nos números (34) 99280-8090 e (34) 99779-7382. Para mais informações e para acompanhar as novidades, deste e de outros projetos, basta acessar o perfil do LABiN no Instagram.

Palavras-chave: Disfunção Femoropatelar Dor anterior no joelho Avaliação fisioterapêutica para mulheres Testes funcionais LABiN Faefi