Entre os dias 21 e 22 de outubro, os membros do Clube de Simulação Osvaldo Aranha (CSOA) ministraram o curso "Troca de saberes no campo das relações internacionais: o tripé do Ensino, Pesquisa e Extensão levados à educação básica" para os estudantes secundaristas do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). O projeto é idealizado pelo CSOA em parceria com o Núcleo de Pesquisas e Estudos em Direitos Humanos (Nupedh) e a Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM), sob coordenação da professora Marrielle Maia Alves Ferreira, do Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (IERI/UFU).
O curso abordou temas como: a cooperação internacional; os mecanismos para promoção da paz, a segurança e defesa dos Estados; os Direitos Humanos e as metas traçadas pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
O projeto teve início como plano piloto de extensão vinculado à disciplina "Organizações Internacionais", do curso de Relações Internacionais da UFU. Essa é a terceira edição da iniciativa, que antes da pandemia ocorria de forma presencial. “Sabemos que temas de relações internacionais são pouco conhecidos pela população em geral. Os minicursos on-line são uma forma de democratizar o conhecimento, por exemplo, sobre a cooperação internacional multilateral, como ela é institucionalizada e o impacto no local, ou seja, no dia a dia das pessoas”, explica Maia.
A professora aponta que traduzir o conhecimento dos estudos e pesquisas realizados na disciplina para uma linguagem que pode ser compreendida pela população em geral é um exercício de formação extremamente relevante para os estudantes. Segundo ela, são várias as habilidades e competências mobilizadas no processo de ensino-aprendizagem. “A troca de saberes também se dá a partir da mobilização do conhecimento dos participantes do projeto. Assim, o conhecimento é compartilhado e também construído a partir das experiências trocadas”, acrescenta.
Propostas
Esta edição do projeto começou em junho deste ano e, além dos encontros síncronos para a exposição dos tópicos do minicurso, conta também com uma apostila e com a realização de atividades práticas no final. Assim, os participantes têm a possibilidade de conhecer algumas organizações internacionais, saber como elas atuam e, por fim, vivenciar de forma simplificada uma parte do processo decisório de uma instituição. O público-alvo são estudantes do Ensino Médio.
O conteúdo, trabalhado em aproximadamente 6 horas, inclui conceitos como: política internacional; política externa; políticas públicas; Estados e outros atores internacionais e organizações internacionais que são mecanismos de cooperação. O minicurso prevê atividades utilizando metodologias ativas de ensino para aproximar o estudante de temas que parecem estar distantes do dia a dia.
Os cursos são formatados a partir da parceria com instituições de ensino. A primeira escola a participar como parceira da ação foi o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Marrielle Maia conta que há novas parcerias fechadas para a realização do projeto em novembro e que ele também está aberto a demandas de escolas que queiram receber o curso para os seus alunos. "Basta nos contatar pelo e-mail marrielle@ufu.br", informa.
Para acompanhar as atividades dos grupos, acesse as seguintes páginas do Instagram: https://www.instagram.com/csvm.ufu/, https://www.instagram.com/csoaufu/.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: minicurso IERI UFU RI RelaçõesInternacionais CSOA Nupedh ONU