Leia Cientistas

Professora da UFU escreve sobre perda gestacional, neonatal e infantil

Na seção Leia Cientistas, saiba mais sobre a Casa Manacá e a Semana de Conscientização em Uberlândia

Publicado em 13/10/2021 às 17:05 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

Foto: Reprodução da live Pelas lentes do amor: as fotos como memórias afetivas

Outubro é o mês Internacional da Conscientização e Sensibilização às Perdas Gestacionais, Neonatais e Infantis, sendo o dia 15 a principal data dessa lembrança, quando é realizado o evento Onda de Luz (Wave of Light). Apesar de esse ser um tema pouco explorado, infelizmente muitas famílias vivenciam essa triste experiência, sendo que em 2019 ocorreram mais de 29 mil óbitos fetais no Brasil, segundo o Ministério da Saúde.

Uma dessas famílias foi a minha. Sou professora Natália Mundim Tôrres, do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Em 2019, engravidei e, durante a gestação, recebi o diagnóstico de que minha filha, Elis, era portadora da Síndrome de Patau, uma condição extremamente grave que poderia levá-la à morte ainda na barriga ou pouco tempo depois de seu nascimento. Elis nasceu em 16 de janeiro de 2020 e morreu no meu colo, 18 minutos depois. Após essa triste experiência, descobri que existem diversos grupos de apoio ao luto pelo Brasil, mas que não existia nenhum em Uberlândia. Assim, resolvi criar um grupo na nossa cidade, chamado Casa Manacá.

A Casa Manacá é um grupo de acolhimento às famílias que vivenciam perdas gestacional, neonatal e infantil. É formado por mães, pais e profissionais de diferentes áreas, incluindo a professora Marceila de Andrade Fuzissaki, da Escola Técnica de Saúde da UFU, e Ludmila Rezende, acadêmica do curso de Enfermagem. O objetivo desse grupo é promover o acolhimento às famílias enlutadas, através da escuta ativa e troca de experiências com encontros quinzenais, mantendo um canal de comunicação por meio do Instagram e WhatsApp. Além disso, buscamos sensibilizar e conscientizar a sociedade em geral a respeito dessa temática.

Em Uberlândia, temos pela primeira vez a “Semana de Conscientização à Perda Gestacional, Neonatal e Infantil”, a qual foi instituída oficialmente no calendário da cidade por meio da Lei No 13.496 (Lei Elis – em homenagem à filhinha da Profa. Natália), sancionada em 07 de junho de 2021. Nessa semana, grupos de apoio de todo o país, vinculados ao Movimento Humanização Luto Parental Brasil – incluindo a Casa Manacá – realizam uma campanha intitulada “Pelas lentes do Amor: as diversas formas de expressão da maternidade e paternidade”.

As ações ocorrem presencialmente em diversas cidades e na modalidade virtual, com os objetivos de dar visibilidade ao tema, sensibilizar a sociedade e validar todas as formas de expressões da maternidade e paternidade. Dentre as ações em Uberlândia, há uma exposição fotográfica a respeito da temática em um shopping da cidade. Além disso, a equipe da Casa Manacá está fazendo, neste mês de outubro, a divulgação do grupo às equipes de profissionais de saúde de instituições privadas e públicas, a qual consiste na distribuição de folders, explicação sobre o projeto e contato direto com os profissionais de saúde.

Esperamos você! Acompanhe a programação divulgada em nosso perfil: @casa.manaca.uberlandia

*Natália Mundim Tôrres é professora do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

A seção "Leia Cientistas" reúne textos de divulgação científica escritos por pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). São produzidos por professores, técnicos e/ou estudantes de diferentes áreas do conhecimento. A publicação é feita pela Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU), mas os textos são de responsabilidade do(s) autor(es) e não representam, necessariamente, a opinião da UFU e/ou da Dirco. Quer enviar seu texto? Acesse: www.comunica.ufu.br/divulgacao. Se você já enviou o seu texto, aguarde que ele deve ser publicado nos próximos dias.

Palavras-chave: Leia Cientistas Biologia perda gestacional