Ranking mostra os cientistas da UFU mais citados no mundo

Saiba quem são os pesquisadores que estão entre os 100 mil

Publicado em 05/11/2021 às 16:59 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

Levantamento de pesquisadores mais citados teve como referência a base de dados bibliográfica Scopus (foto: Alexandre Costa/Arquivo)

Em uma lista de 100 mil cientistas mais citados no mundo, cinco são da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O levantamento, feito por pesquisadores da Universidade de Stanford (EUA) e que teve como referência a base de dados bibliográfica Scopus, foi publicado no dia 19 de outubro.

Os cientistas da UFU citados na lista referente à carreira são três docentes do Instituto de Biologia: Heraldo L. Vasconcelos, Kleber Del-Claro e André Nemésio; um da Faculdade de Medicina: Marcelo Simão Ferreira; e um do Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal: Ariovaldo Antonio Giaretta.

Em uma segunda lista, que leva em conta apenas o ano de 2020, aparecem novamente Nemésio, Del Claro e Vasconcelos, e outros 10 cientistas da UFU: Marcos Antonio de Souza Barrozo, Eduardo M. Richter, Carlos José Soares, Alisson Rocha Machado, Daniel Pasquini, Enio P. Bandarra Filho, Rodrigo A. A. Muñoz, Alam G. Trovó, Matias P.J. Szabó e Ernane Antonio Alves Coelho.

Na opinião de Del Claro, citado nas duas listas, a qualidade das publicações e o impacto na comunidade internacional são determinantes. “Para ser citado, em qualquer área, o estudo tem que apresentar uma clara inovação ou descoberta relevante para a teoria científica”, diz.

“O que acontece com a maioria dos trabalhos é que não tem novidade ou não discute a teoria, não contribui para o avanço da ciência. De fato, muitas pessoas publicam muito, mas muita ‘receita de bolo’. Ou seja, replicam métodos. Isso confirma o que já se sabe e não causa impacto”, acrescenta o docente. Ele também inclui o domínio da língua inglesa e a participação em eventos científicos internacionais.

Murilo Vieira da Silva, diretor de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da UFU, afirma que, durante a vida de um pesquisador, a dedicação, a perseverança e o amor pelo conhecimento são âncoras para vencer todos os obstáculos que a ciência impõe. “Sobretudo em nosso país onde a ciência ainda precisa ser mais valorizada”, destaca.

“Neste sentido, contar com esta expressiva participação de pesquisadores UFU neste ranking nos deixa muito felizes e convictos de que todos os esforços são válidos. A Diretoria de Pesquisa parabeniza a cada um dos nossos pesquisadores e agradece imensamente pela dedicação e por fazer nossa instituição reconhecida em todo o mundo”, declara Silva.

Palavras-chave: ranking Ciência Stanford levantamento listas Pesquisadores citação