Campus Monte Carmelo moderniza estação geodésica que monitora satélites

Informações da unidade são fundamentais para acompanhamento de obras de engenharia civil e dos deslocamentos da crosta terrestre, por exemplo

Publicado em 18/03/2022 às 13:37 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

Receptor Alloy (esquerda) e antena instalada no marco geodésico. (Fotos: Acervo do pesquisador)

A estação geodésica instalada no Campus Monte Carmelo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foi, em fevereiro deste ano, modernizada. A unidade é equipada com receptores GNSS (Global Navigation Satellite Systems) que permitem o monitoramento de satélites para a determinação de coordenadas, fundamentais para obras de engenharia civil (barragens, prédios, pontes) e avaliação do deslocamentos da crosta terrestre, por exemplo.

Os novos equipamentos (receptor e antena) de monitoramento contínuo estão instalados no bloco 1AMC e são capazes de rastrear todas as constelações de satélite GNSS: GPS (Estados Unidos), GLONASS (Rússia), Galileo (União Europeia) e Beidou (China).

O conjunto de equipamentos que foi substituído teve sua instalação em dezembro de 2016. Nele, o receptor, com ano de fabricação datado de 2008, permitia o rastreio de apenas dois sistemas GNSS: o GPS e o GLONASS. Com a modernização, a previsão é que a estação MGMT (como essa estação é denominada, em referência a Minas Gerais e Monte Carmelo) tenha mais uma década de operação.

“Os dados coletados por este receptor são usados para determinação de coordenadas tridimensionais precisas (nível centimétrico), as quais são essenciais na produção de mapas, obras de engenharia, agricultura de precisão, monitoramento de estruturas, bem como estudos geodinâmicos e atmosféricos”, explica Wagner Carrupt Machado, docente da Faculdade de Engenharia Civil lotado no Campus Monte Carmelo.

“Além de servir à sociedade, a estação MGMT é uma infraestrutura de muita valia nas atividades de ensino e pesquisa, pois seus dados são usados por docentes que atuam nos cursos de graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Agronomia, Engenharia Florestal e Geologia, bem como no Programa de Pós-Graduação em Agricultura e Informações Geoespaciais”, complementa o professor.

O equipamento instalado neste ano foi obtido por meio de uma parceria entre a UFU, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a fabricante Trimble.

A MGMT é uma das 150 estações da Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo

Conforme revela Machado, a estação MGMT faz parte da Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo dos sistemas GNSS (RBMC), gerenciada pelo IBGE. A RBMC é composta por mais de 150 estações GNSS, sendo a principal infraestrutura geodésica do país e, portanto, um dos serviços mais utilizados do IBGE.

A estação MGMT também faz parte da rede SIRGAS-CON [Sistema de Referência Geodésico das Américas - de operação contínua], subsidiando a manutenção do sistema geodésico terrestre do projeto SIRGAS. “Vale a pena salientar que, desde 2017, foram efetuados mais de 71.000 downloads dos arquivos de dados da estação MGMT no servidor do IBGE”, afirma o docente.

Palavras-chave: geodésia Estação modernização Campus Monte Carmelo Ciência