Lançamento

Professor da UFU participa da atualização de livro clássico, referência na Engenharia Civil

'Mecânica dos Solos' está em sua oitava edição, agora dividida em dois títulos. Trabalho foi executado pelos docentes Jean Garcia (UFU) e Paulo Albuquerque (Unicamp)

Publicado em 15/03/2022 às 11:33 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

Arte: Divulgação

Coube aos professores Jean Rodrigo Garcia, da Faculdade de Engenharia Civil e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e Paulo José Rocha de Albuquerque, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a atualização do livro “Mecânica dos Solos”. A obra é referência para estudantes de Engenharia Civil, desde 1967, quando foi publicada a primeira edição. “É um livro que foi referência para nós dois, quando cursamos a graduação. Nacional e internacionalmente, a Engenharia Geotécnica brasileira tem apresentado contribuição significativa para a evolução do conhecimento, durante os últimos anos. Neste cenário, 'Mecânica dos Solos e suas Aplicações' estabeleceu-se, desde o seu lançamento há quase 60 anos, como a maior referência para a comunidade técnica e acadêmica do Brasil”, ressalta Garcia.

Nesta oitava edição, ele e Albuquerque cuidaram da apurada atualização do conteúdo e de uma reorganização dos volumes, agora distribuídos em dois títulos: “Volume 1 - Mecânica dos Solos – Teoria e Aplicações" (288 páginas) e "Volume 2 - Mecânica dos Solos – Obras de Terra e Fundações” (462 páginas). Conforme sublinha o professor da UFU, o trabalho foi realizado “mantendo a originalidade e a didática consagradas pelo professor Homero Pinto Caputo, com contribuições de seu filho, Armando Negreiros Caputo - ambos falecidos -; foi uma honra participar da atualização desta verdadeira obra-prima, que muitos de nós utilizamos em algum momento da nossa formação como engenheiros”.

Este clássico acadêmico aborda a mecânica dos solos, obras de terra e fundações e vem sendo utilizado por estudantes dos cursos de Engenharia Civil, além de professores, profissionais e técnicos da área. Ainda, de acordo com Garcia, a publicação auxilia nas áreas ligadas à construção civil e construção pesada, a exemplo de pontes, viadutos, portos, escavações, aeroportos, túneis e rodovias. Em suma, estuda o comportamento do solo e das rochas, em decorrência das ações antrópicas, ou seja, ações do homem e sua aplicação em projetos de engenharia.

“Por se tratar de uma ciência aplicada - no caso, a Engenharia Geotécnica -, houve a necessidade de incorporar as atualizações normativas vigentes; além da revisão de termos técnicos e simbologias para adequação ao Sistema Internacional de Unidades; revisão à luz das regras vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); revisão à luz das Normas Regulamentadoras (NRs) da legislação vigente; bem como da adequação das citações e referências que estavam faltantes na obra”, detalha Jean Rodrigo Garcia.

Onde adquirir?

As novas publicações podem ser adquiridas diretamente no website da editora Livros Técnicos e Científicos (LTC), do Grupo Editorial Nacional (GEN).  O valor do Volume 1 é R$ 97,00; já o Volume 2 custa R$ 165,00. Estudantes e professores têm desconto, sendo que ambos os volumes estão disponíveis nas versões impressa e e-book.

Jean Garcia integra o corpo docente da UFU desde 2017. (Foto: Arquivo pessoal)

Palavras-chave: Livro Mecânica de Solos