Assistência Estudantil

Novo edital de auxílios para estudantes da graduação em vulnerabilidade socioeconômica recebe inscrições

Período tem início nesta segunda-feira, dia 18, e prossegue até 29 de abril

Publicado em 12/04/2022 às 10:56 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil da Universidade Federal de Uberlândia (Proae/UFU) divulgou novo edital de auxílios para os estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O processo seletivo contempla inclusão, alteração e reativação de auxílio estudantil, em caráter emergencial. Os benefícios valem para o semestre letivo de 2021-2 e 2022. Os auxílios estão previstos na Política de Assistência Estudantil da UFU, no Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e na Portaria Reito nº 663/2020 - Programa Institucional Emergencial de Inclusão Digital ou vigente.

Estão sendo disponibilizados os seguintes auxílios: moradia, alimentação, transporte urbano, transporte intermunicipal, creche, acessibilidade, instrumental odontológico, inclusão digital, e mobilidade internacional.

As inscrições começam nesta segunda-feira, dia 18, e vão até 29 de abril, devendo ser realizadas via Portal de Serviços da Graduação. Segue, abaixo, o cronograma das etapas.

A pró-reitora de Assistência estudantil, Elaine Calderari,  conversou conosco sobre o novo edital:

'De 60 a 70% da comunidade universitária tem algum tipo de vulnerabilidade socioeconômica', comenta Elaine Calderari, pró-reitora de Assuntos Estudantis da UFU. (Foto: Milton Santos)

Portal Comunica - Qual é o principal objetivo desses auxílios para os estudantes da nossa universidade?

Elaine Saraiva Calderari - Eles fazem parte da Política de Assistência Estudantil da UFU, que busca a viabilização na promoção da igualdade de oportunidades e inclusão social. Todos os auxílios, sejam diretos ou indiretos, têm como finalidade a justiça social e a equidade de oportunidade, por meio do acesso, permanência e formação dos estudantes matriculados em cursos acadêmicos da UFU, prioritariamente aqueles em vulnerabilidade socioeconômica.

Os recursos são provenientes de onde?

Eles vêm do Programa Nacional de Assistência Estudantilo, o Pnaes.

O valor atende à demanda da UFU?

Atualmente, atendemos os estudantes nas categorias socioeconômicas "E" e "D". O Pnaes ainda permite atender a categoria "C"; no entanto, com as reduções orçamentárias, desde 2014, a instituição passou a atender apenas o grupo mais vulnerável. A Proae atende, ainda,  por meio de outras ações e atividades como Restaurantes Universitários, apoio psicológico e pedagógico, esporte e lazer e atividades culturais, buscando também contemplar toda a comunidade estudantil.

Este edital é para  todos os campi?

Sim, isso está especificado no edital.

Nos campi onde não há moradia estudantil, nem RU, como são concedidos os benefícios?

Os benefícios são concedidos via pecúnia, em dinheiro.

Os auxílios são tanto para os estudantes ingressantes quanto para os veteranos?

Exatamente. Todos os estudantes que se enquadram nos critérios socioeconômicos, conforme metodologia de análise socioeconômica da Portaria Proae 18/2020, podem participar do processo seletivo.

Para finalizar, por favor, comente a importância de editais como este para os acadêmicos da UFU.

São de extrema importância! As últimas pesquisas que realizamos apresentam taxas em torno de 60 a 70% da comunidade universitária da UFU com algum tipo de vulnerabilidade socioeconômica, ou seja, os auxílios passam a ser a única oportunidade para garantir a permanência deste grupo na instituição e para que ele alcance o direito ao estudo e à formação no Ensino Superior. É importante destacar que uma das missões da UFU é exatamente a transformação social, garantindo o exercício da cidadania, mas, também, o acesso às oportunidades e a contribuição ao desenvolvimento social, econômico, ambiental e cientifico, entre outros, no nosso país. As informações gerais sobre este novo edital estão disponíveis no site da Proae. Quem precisar de mais esclarecimentos ou informações adicionais pode entrar em contato enviando e-mail para diase@proae.ufu.br, informando nome completo, número de matrícula, curso e campus em que estuda.

Palavras-chave: Edital Proae estudantes em situação de vulnerabilidade 2021-2 e 2022