Gestores de recursos do PDDE participam de capacitação na UFU

Atividade, voltada aos responsaveis pela utilização cartão do Programa Dinheiro Direto na Escola, aconteceu no Campus Santa Mônica

Publicado em 03/06/2022 às 11:20 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

Orientar gestores de escolas quanto a destinação, execução e prestação de contas dos recursos financeiros das instituições provenientes do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Esta é a proposta da formação "Perspectivas para práticas bem-sucedidas do Programa Trilhas do PDDE", realizada nessa quinta-feira, 02/06, no auditório do Bloco 3Q, do Campus Santa Mônica, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

A formação reuniu gestores, professores e representantes de escolas das regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, que lidam com recursos oriundos do PDDE. Foi promovida pelo Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais - Região Sudeste - da Universidade Federal de Uberlândia (Cecampe/Sudeste - UFU). De acordo com Cairo Mohamed, coordenador institucional do Cecampe/Sudeste, os recursos são disponibilizados para escolas públicas, por meio da adesão ao programa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). “Temos o PDDE básico, que é o programa guarda-chuva, e dentro do PDDE básico nós temos uma série de ações integradas voltadas para a melhoria da qualidade da gestão escolar “, explica Mohamed.

O Cecampe foi criado em 2020, por uma ação da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Proexc/UFU). Segundo Cairo Mohamed, é um programa de formação continuada que trabalha com formação específica de gestores para o Programa Dinheiro Direto na Escola. “O Cecampe/Sudeste tem três frentes de atuação: pedagógica, que a gente chama de assistência técnica, voltada para formação de gestores; monitoramento, que acompanha a aplicação dos recursos e desenvolve ferramentas tecnológicas para ajudar as escolas a utilizarem os recursos e a prestarem conta desses recursos; e temos ainda a nossa coordenação que avalia todas as ações feitas dentro do Cecampe Sudeste”, destaca Mohamed. Ainda, de acordo com o coordenador, a partir destas reflexões são propostas mudanças ao longo do percurso, tanto da gestão continuada, quanto no monitoramento dos gastos nas escolas.

Mesa de abertura. (Fotos: Milton Santos)

Além dos gestores e professores, participaram da cerimônia de abertura o vice-reitor da UFU, Carlos Henrique Martins da Silva; o pró-reitor de Extensão e Cultura, Hélder Silveira; o professor da Faculdade da Educação (Faced), Demerval Santos; a superintendente regional de Ensino de Ituiutaba, Luciene Bezerra; a secretária municipal de Educação de Ituiutaba, Joelma da Silva Almeida; e a diretora de Extensão da UFU, Valéria Rodrigues.

Vice-reitor da UFU, Carlos Henrique Martins da Silva: “Fico muito feliz com a retomada presencial; todos adotando as normas de segurança que ainda são necessárias. Quero dar as boas-vindas, em nome do reitor, professor Valder Steffen, e desejar a todos e a todas uma excelente programação e que essas capacitações tenham efeito, ao final, para uma gestão melhor do financiamento público para as escolas públicas da nossa região”.

Secretária de Educação de Ituiutaba, Joelma da Silva: 'A gente sabe a importância desta formação que vai tratar sobre o PDDE com os gestores. Sabemos as dificuldades e os entraves de alguns municípios em aderir ao programa, utilizar os recursos disponibilizados e fazer a prestação de contas. Nós participamos de vários programas, mas este especifica sobre a utilização deste recurso e vai fazer muita diferença nos municípios. Sabemos que muitos perdem o recurso, justamente por falta de conhecimento, orientação e utilização dele'.

Superintendente Regional de Ensino de Ituiutaba, Luciene Bezerra: 'A construção do conhecimento perpassa por equipes, por estes momentos e juntos formaremos, lá na ponta, no chão da escola, o resultado que chegará aos nossos estudantes'.

Pró-reitor de Extensão de Cultura, Hélder Silveira: 'Esse programa do Cecampe que trabalha com o PDDE não fala exatamente do dinheiro direto na escola, não é isso que a gente está tratando aqui; estamos tratando da defesa da educação, da democracia da gestão do dinheiro público e da autonomia do gestor e da gestora'

A capacitação aconteceu durante todo o dia. À tarde, os participantes reuniram-se em grupos de trabalho.

Missão

O Cecampe/Sudeste - UFU é responsável por desenvolver cursos e atividades formativas, presenciais e virtuais, envolvendo escolas estaduais e municipais de toda a região Sudeste. Cada região do Brasil - Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul - possui uma unidade do Cecampe e todas elas são coordenadas por uma universidade federal. No caso da região mais populosa do país, que compreende os estados do Espírito Santos, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, a UFU é a universidade à frente do centro. Deste modo, são cerca de 40 mil escolas nesta área de abrangência, que abrigam mais de 15 milhões de matrículas na Educação Básica.

Palavras-chave: Cecampe formação PDDE