Solenidade destaca atividades extensionistas e práticas culturais da UFU

Ações desenvolvidas, nos anos de 2019 e 2020, nos sete campi da universidade foram contempladas. Premiação é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura

Publicado em 30/06/2022 às 17:50 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

Atividades de extensão e práticas culturais dos sete campi das UFU foram premiadas. (Fotos: Milton Santos)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), por meio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), realizou a Cerimônia de Outorga dos Prêmios Destaque Atividades Extensionistas Paulo Freire e Destaque de Práticas Culturais Cora Pavan Capparelli e de atribuição de menções honrosas a atividades extensionistas e práticas culturais, edições 2019 e 2020. Os prêmios possuem a finalidade de reconhecer as atividades de extensão e práticas culturais, coordenadas por docentes ou técnicos administrativos, que se destacaram nos anos de 2019 e 2020, nos sete campi da UFU.

A cerimônia aconteceu no dia 29 de junho, no Campus Santa Mônica, e foi transmitida, via Youtube, pelo Canal da Proexc. O reitor da UFU, Valder Steffen Junior, parabenizou a iniciativa e destacou a importância das ações extencionistas. “É para isso que a universidade pública existe; para responder aos anseios sociais, buscando um mundo melhor, uma sociedade mais justa”, enfatizou.

Para o pró-reitor de Extensão e Cultura, Hélder Eterno da Silveira, as atividades de extensão dão sentido à relação comunidade/universidade. “Esta universidade não existe sem comunidade, nós somos a sociedade. E nós somos menores quando esta universidade não atua conjuntamente com todos os outros setores da sociedade, os quais visam também ao Estado Democrático de Direito, à defesa da democracia, à defesa de uma educação de qualidade para todas as pessoas”, afirmou.

“É um evento que marca um momento importante na nossa universidade, no reconhecimento dessas duas iniciativas, em um período onde nós observamos um desafio enorme de dar prosseguimento aos trabalhos de educação, de cultura, diante de tantos cortes, bloqueios orçamentários e desrespeito às práticas artísticas e culturais que temos assistido”, declarou o diretor de Cultura, Alexandre Molina.

A cerimônia iniciou com uma apresentação musical de violões realizada pelos professores André Campos Machado, Carlos Roberto Ferreira de Menezes Junior, Daniel Menezes Lovisi e Sandra Mara Alfonso e o estudante Wanderson Paulo Santos. A música dedilhada, “Pequeno Concerto para violões – Prelúdio, Lento e Final”, faz parte do projeto “Jornada violonística”, um dos que foram premiados na cerimônia.

Na sequência, houve uma homenagem in memoriam à musicista Cora Pavan Capparelli, importante figura do cenário cultural de Uberlândia. Emocionado, o reitor da UFU e pró-reitor de Extensão e Cultura entregaram uma placa para Silvio Demétrio Pavan Capparelli, filho de Cora.

Os projetos premiados foram apresentados por meio de vídeos e os responsáveis, convidados a receberem a homenagem.

Confira aqui a lista de todos os premiados nos Prêmios Destaque Atividades Extensionistas Paulo Freire e Destaque de Práticas Culturais Cora Pavan Capparelli

A cerimônia contou, além das autoridades já mencionadas, com a presença da pró-reitora de Assistência Estudantil, Elaine Saraiva Calderari; do diretor de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFU (no ato, representando a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação), Thiago Paluma; do assessor especial da Reitoria no Campus Monte Carmelo, José Humberto do Nascimento; do assessor especial da Reitoria no Campus Patos de Minas, Matheus Souza Gomes; do assessor especial da Reitoria no Campus Pontal, Vitor koiti Miyazaki; da diretora de Extensão, Valéria Maria Rodrigues; da diretora do Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários, Cristiane Betanho; e do diretor executivo da Fundação de Apoio Universitário, Rafael Visibelli Justino.

Palavras-chave: extensão; cultura; Proexc; UFU