Comunica UFU

3..2..1.. Gravando: o Comunica UFU está de volta!

Programa feito por e para estudantes volta a ser produzido, agora, ainda mais próximo ao público

Publicado em 05/08/2022 às 11:33 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

O primeiro episódio do Comunica UFU acaba de ser lançado no canal da UFU no YouTube. Com gravações pausadas nos últimos meses, o programa volta a ser produzido pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU), com execução técnica da Fundação Rádio e TV Universitária (RTU) e da Arco Produções. Diferente das outras fases, o Comunica agora passa a ser gravado com a presença de auditório formado pela comunidade universitária. Essa é uma maneira de poder conectar ainda mais a universidade com os estudantes.

Dando um spoiler sobre esse primeiro episódio, caso você ainda não tenha visto, o tema é o “Programa Institucional de Apoio à Cultura” (Piac). A estagiária da Arco Produções e âncora do Comunica UFU, Brenda Mesquita, e Gabriel Reis, que é estagiário da Divisão Científica da UFU, comandam o programa e conversam com o vocalista do grupo “O Sexteto”, Luiz Fernando, e com Rúbia Bernasci, mestra em Artes Cênicas. Ambos falam sobre como foi o processo de participação no Piac e, ainda, dão dicas para quem pretende seguir com um projeto cultural. O episódio também conta com a participação do diretor de Cultura da UFU, Alexandre Molina, no quadro “Fala aí”.

Fotos: Milton Santos

A história do Comunica

O Comunica já teve outras três fases em diferentes formatos, mas sempre focado no diálogo entre a universidade e a comunidade universitária. O programa surgiu da necessidade de repassar as principais notícias da UFU numa linguagem mais informal e descolada para o público-alvo, os estudantes. E por isso, para gerar essa maior proximidade, os apresentadores do programa são sempre um aluno que desempenha a função de estagiário em um dos departamentos de comunicação envolvidos nessa produção.

O rosto da primeira fase, e também uma das fundadoras do projeto, foi a jornalista Letícia Brito, que realizou estágio na Dirco/UFU. Nesse primeiro momento, o Comunica era gravado dentro da sala de redação do setor. Letícia informava de forma rápida um resumão das principais notícias da semana. Já na segunda fase, com o jornalista Heloir Schwaickardt, que realizou estágio na TV Universitária, o formato do programa foi replanejado. Ele passou a ser gravado nos estúdios da TV e também em áreas externas, conversando com servidores e estudantes da UFU. Assim, era possível interagir ainda mais com a comunidade e poder circular nos outros campi da universidade.

Foi nessa fase também que o Comunica ganhou de vez a comunidade acadêmica. A equipe de gravação do programa não passava mais despercebida pelos campi, até mesmo quando não estava em trabalho. Também foi nessa época que nasceu o tão famoso bordão “Fala, Ufulândia!”, aquele que poderemos novamente escutar todas as semanas e nos conectarmos com a nossa UFamília para ficarmos por dentro de tudo que acontece no nosso país UFU.

A terceira fase também passou por mudanças, mas dessa vez a adaptação foi forçada por conta do distanciamento social imposto pelo início da pandemia da covid-19 no Brasil. Os rostos que deram continuidade ao projeto foram do jornalista Matheus Maia e do estudante de Teatro, Luiz Fernando, ambos, na época, estagiários também da TV Universitária. As gravações do Comunica passaram a ser feitas de forma remota, dentro de casa e num formato destinado às redes sociais.

Mas agora, podemos estar juntos outra vez e estamos! Nesta quarta fase, o Comunica UFU passa a ser gravado novamente nos espaços da universidade, em formato de programa de auditório. Outra novidade é que não temos apenas um apresentador; são dois rostinhos estampando o programa mais descolado da UFU. Brenda Mesquita, atualmente estagiária na Arco Produções, contará sempre com um convidado que estagia em outros setores da comunicação da universidade, para apresentar o Comunica.

O retorno do Comunica UFU

A apresentadora Brenda afirma que a experiência de conduzir o programa vai ser muito valiosa para ela em diversos aspectos - profissional, acadêmico e pessoal: “Eu aprendo todo dia com o Comunica e é justamente isso que eu acho ser a parte mais importante. Além de aprender, dar também visibilidade ao estudante e saber que ele está sendo feito também por estudantes. Isso é o diferencial do nosso programa.”

Se, de um lado, temos a voz de uma novata, do outro, podemos ter a visão de uma veterana. A jornalista e cineasta Nara Sbreebow é uma das profissionais que está inserida na equipe de produção do programa desde sua origem. Ela é a responsável por conduzir as cenas, apresentadores e convidados nas gravações. A diretora de cena fala da importância da existência do Comunica UFU. “Acho extremamente importante ter um programa como o Comunica UFU porque eu sinto que a gente faz muitos trabalhos com a universidade. Então, temos muito contato com graduandos, pós-graduandos... e a gente vê a necessidade de ter um diálogo deles com a universidade que seja mais solto, informal, mais próximo. Então, o Comunica faz essa ponte muito boa entre os dois”, comenta.

Como participar?

Se você deseja participar na plateia, saiba que será muito bem-vindo. É só entrar no nosso Instagram, @UFU_Oficial, clicar no link disponível na bio e se inscrever. Vale também para aqueles interessados em conceder entrevistas e se apresentar no nosso momento cultural. Venha soltar sua voz e ainda garantir um certificado de participação.

Então, se liga no Comunica! Toda sexta-feira, às 11h, pelo Canal da UFU no YouTube.

Palavras-chave: comunica ufu Programa