Concertos de violoncelo são atração em Uberlândia

Terceira edição do Violoncelada acontece entre os dias 10 e 17 de dezembro. Apresentações são de graça e abertas ao público

Publicado em 04/11/2022 às 11:43 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

Música em “todos os cantos da cidade”, durante oito dias de festival. Uberlândia assume, de 10 a 17 de dezembro, o título de "Cidade do Violoncelo". Mais de 80 violoncelistas, de vários lugares do país, e nomes consagrados internacionalmente, além de profissionais do instrumento e jovens violoncelistas de todas as idades e nacionalidades estarão por aqui, participando de um grande evento musical. É a "Violoncelada 2022", que está em sua terceira edição e, desta vez, acontece no maior municipío do interior de Minas Gerais.

De acordo com o professor Kayamy Satomi, do curso de Música da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e um dos idealizadores do evento,“Violoncelada é um festival de grande impacto para a cultura do país; a proposta é descentralizar e ampliar o acesso ao aprendizado do violoncelo e à música de concerto”.

Professor Kayami Satomi, idealizador do evento. (Foto: Arquivo pessoal)

O evento tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), por meio da Diretoria de Cultura (Dicult), e vai oferecer à comunidade, ao longo da semana em que será realizado, concertos gratuitos de alto nível artístico, dentro e fora da UFU. “É através do ensino especializado do instrumento e, também, de uma programação artística intensa e acessível ao público, que a Violoncelada 2022 atua para elevar o padrão cultural da cidade e se tornar referência de cultura e alta performance musical e artística em todo o Brasil”, destaca Satomi.

Para os músicos

Foto: Arquivo Cello Jazz Quartet

Ao longo da semana da Violoncelada, serão realizadas masterclasses com grandes mestres do violoncelo: Matias de Oliveira Pinto, Hugo Pilger, Kayami Satomi, Maria Eduarda Canabarro, Marta Brietzke (iniciantes), Jeff Moura (violoncelo popular) e Lui Coimbra (violoncelo popular). O músico será membro da Orquestra do Festival e terá vivência de momentos de apreciação e de performance musical. A programação completa já está disponível no site do evento.

Nesta edição, segundo Satomi, a Violoncelada também propõe novos formatos de aulas. Os alunos inscritos poderão tocar nos Hot seats, onde serão orientados por três mestres do festival simultaneamente. Poderão fazer aulas de violoncelo popular, trabalhar assuntos sobre carreira artístico-musical em rodadas de mini-mentoria, além de participar do Projeto Concertante, no qual irão trabalhar e apresentar concertos standard do violoncelo, acompanhados por ensembles formados no festival. O encontro, também, prevê palestras abertas a todos músicos da região com temas relevantes para a rotina e carreira musical. Para os alunos iniciantes, serão oferecidas aulas especiais por meio de jogos musicais com professora especializada.

Dia 10/12 - sábado

• Cello Jazz Quartet
  • Hora: 19h30
  • Local: Anfiteatro Nininha Rocha (Centro Municipal de Cultura)