Publicado em 04/11/2022 às 11:43 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20
Música em “todos os cantos da cidade”, durante oito dias de festival. Uberlândia assume, de 10 a 17 de dezembro, o título de "Cidade do Violoncelo". Mais de 80 violoncelistas, de vários lugares do país, e nomes consagrados internacionalmente, além de profissionais do instrumento e jovens violoncelistas de todas as idades e nacionalidades estarão por aqui, participando de um grande evento musical. É a "Violoncelada 2022", que está em sua terceira edição e, desta vez, acontece no maior municipío do interior de Minas Gerais.
De acordo com o professor Kayamy Satomi, do curso de Música da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e um dos idealizadores do evento,“Violoncelada é um festival de grande impacto para a cultura do país; a proposta é descentralizar e ampliar o acesso ao aprendizado do violoncelo e à música de concerto”.
Professor Kayami Satomi, idealizador do evento. (Foto: Arquivo pessoal)
O evento tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), por meio da Diretoria de Cultura (Dicult), e vai oferecer à comunidade, ao longo da semana em que será realizado, concertos gratuitos de alto nível artístico, dentro e fora da UFU. “É através do ensino especializado do instrumento e, também, de uma programação artística intensa e acessível ao público, que a Violoncelada 2022 atua para elevar o padrão cultural da cidade e se tornar referência de cultura e alta performance musical e artística em todo o Brasil”, destaca Satomi.
Para os músicos
Foto: Arquivo Cello Jazz Quartet
Ao longo da semana da Violoncelada, serão realizadas masterclasses com grandes mestres do violoncelo: Matias de Oliveira Pinto, Hugo Pilger, Kayami Satomi, Maria Eduarda Canabarro, Marta Brietzke (iniciantes), Jeff Moura (violoncelo popular) e Lui Coimbra (violoncelo popular). O músico será membro da Orquestra do Festival e terá vivência de momentos de apreciação e de performance musical. A programação completa já está disponível no site do evento.
Nesta edição, segundo Satomi, a Violoncelada também propõe novos formatos de aulas. Os alunos inscritos poderão tocar nos Hot seats, onde serão orientados por três mestres do festival simultaneamente. Poderão fazer aulas de violoncelo popular, trabalhar assuntos sobre carreira artístico-musical em rodadas de mini-mentoria, além de participar do Projeto Concertante, no qual irão trabalhar e apresentar concertos standard do violoncelo, acompanhados por ensembles formados no festival. O encontro, também, prevê palestras abertas a todos músicos da região com temas relevantes para a rotina e carreira musical. Para os alunos iniciantes, serão oferecidas aulas especiais por meio de jogos musicais com professora especializada.
Programação
Dia 10/12 - sábado
Dia 12/12 - segunda-feira
Dia 13/12 - terça-feira
Dia 14/12 - quarta-feira
Dia 15/12 - quinta-feira
Dia 16/12 - sexta-feira
Dia 17/12
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Violoncelada 2022
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS