II Seminário de Pesquisa da UFU

Conheça os finalistas e ganhadores da “Premiação do Sistema de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação da UFU”

Vencedores das Categorias 1, 2, 3 e 4 serão revelados durante o II Seminário de Pesquisa

Publicado em 07/11/2022 às 17:20 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

(Arte: Viviane Aiko)

Nos dias 10 e 11 de novembro acontecerá o II Seminário de Pesquisa da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp). O evento, que faz parte da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), busca oferecer um espaço de encontro, estudo e reflexão a respeito das pesquisas e das tecnologias desenvolvidas na universidade.

Dentre as diversas atividades propostas, acontecerá a “Premiação do Sistema de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação”, que busca reconhecer os pesquisadores de destaque da instituição, passando pelos discentes da UFU que fazem pesquisa na Educação Básica, no Ensino Médio e Técnico, na Graduação, na Pós-Graduação, até os pesquisadores docentes e técnicos da instituição. Algumas categorias já têm seus finalistas ou ganhadores divulgados, conforme previsto em edital. Confira abaixo os selecionados.

>> Categoria 1 - Prêmio de Pesquisa Professor Warwick Estevam Kerr

Essa categoria é voltada para pesquisadores da UFU indicados por suas respectivas Unidades Acadêmicas. O resultado dos vencedores será divulgado presencialmente, durante a cerimônia de premiação, no dia 11/11/2022 às 19h, no anfiteatro do bloco 3Q. Os critérios para seleção dos finalistas foram: captação de recursos externos em suas pesquisas dos últimos cinco  anos;  ser bolsista de produtividade; participar de programa de pós-graduação; e ser líder ou participar de grupo de pesquisa. Os finalistas são:

Área: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias:

• Adriano de Oliveira Andrade - Faculdade de Engenharia Elétrica (Feelt)

• Marcos Antonio de Souza Barrozo - Faculdade de Engenharia Química (Fequi)

• Rodrigo Alejandro Abarza Muñoz - Instituto de Química (IQ)

Área: Ciências Humanas, Sociais, Letras e Artes, e Multidisciplinar:

• Rodrigo Fernandes Malaquias - Faculdade de Gestão e Negócios (Fagen)

• Rodrigo Sanches Peres - Instituto de Psicologia - (IP)

• Simone Barbosa Villa - Faculdade de Arquitetura Urbanismo e Design (Faued)

Área: Ciências da Vida:

• Carlos José Soares - Faculdade de Odontologia (FO)

• Érick Prado de Oliveira - Faculdade de Medicina (Famed)

>> Categoria 2, 3 e 4 - Prêmios Destaque UFU em Iniciação Científica

Essas categorias são voltadas para alunos da UFU que concluíram suas pesquisas no âmbito da Graduação, Ensino Médio ou Educação Básica no período de novembro de 2021 a setembro de 2022. Conforme as normas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) Fapemig/CNPq/UFU e do Programa Institucional de Bolsas de Inovação Tecnológica (Pibiti) CNPq e UFU, o bolsista de iniciação científica deve apresentar o resultado da sua pesquisa no evento.

Durante as apresentações dos pôsteres, que acontecem nos dias 10 e 11/11, no Centro de Convivência (CC) do Campus Santa Mônica, os alunos serão avaliados por uma comissão interna e os ganhadores de cada grande área do conhecimento de cada categoria serão revelados durante a cerimônia de premiação, no dia 11/11/2022, às 19h, no anfiteatro do bloco 3Q.

Para aqueles alunos bolsistas que perderam o período de inscrição, a Diretoria de Pesquisa (Dirpe) informa que deverão, obrigatoriamente, submeter certificado de apresentação da mesma pesquisa em outro evento científico até o dia 31 de dezembro de 2022. A certificação pode ser enviada para o e-mail: seminariopesquisa@propp.ufu.br.

>> Categoria 5 - Grande Prêmio UFU de Tese

Essa categoria é voltada para autores de teses desenvolvidas em Programas de Pós-Graduação da UFU e defendidas no ano de 2021, indicadas pelos programas. Os trabalhos indicados foram avaliados por comissões avaliadoras externas, compostas por docentes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal de Goiás (UFG), Centro de Educação, Filosofia e Teologia (Ceft) e Universidade Estadual de Maringá (UEM). Os vencedores são:

• Área: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias: Prêmio Johanna Döbereiner:

Afonso Filipe João - Programa de Pós-Graduação em Química

• Área: Ciências Humanas, Sociais, Letras e Artes, e Multidisciplinar: Prêmio Anísio Teixeira:

Patrick Leite Santos - Programa de Pós-Graduação em Economia

• Área: Ciências da Vida: Prêmio Nise da Silveira:

Andreia Zago Ciuffa - Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias

>> Categoria 6 - Prêmio de Inovação Tecnológica Professor Luiz Ricardo Goulart Filho

Essa categoria é voltada para pesquisadores da UFU que obtiveram maior número de proteções de tecnologias deferidas/concedidas de janeiro a dezembro de 2021, sendo este o critério de avaliação. Os ganhadores são:

• Categoria: Desenho Industrial

Juliana Cardoso Braga - Faculdade de Arquitetura Urbanismo e Design (Faued)

• Categoria: Patente:

Luiz Ricardo Goulart Filho - In Memorian - Instituto de Biotecnologia (Ibtec)

• Categoria: Programa de Computador:

Louriel Oliveira Vilarinho - Faculdade Engenharia Mecânica (Femec)

Os prêmios de todas categorias e os ganhadores ainda não anunciados serão entregues e revelados durante a cerimônia. Saiba mais sobre o evento em: https://eventos.ufu.br/2seminariodepesquisa.

Palavras-chave: II Seminário de Pesquisa Propp