Representantes

Professoras da UFU integram Equipe de Transição do Governo Federal

Gislene Alves do Amaral e Patrícia Vieira Trópia participam do GT Esporte e do GT Trabalho, respectivamente

Publicado em 02/12/2022 às 13:11 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) está representada na Equipe de Transição montada pelo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Gislene Alves do Amaral, da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Faefi), e Patrícia Vieira Trópia, do Instituto de Ciências Sociais (Incis), participam de grupos técnicos (GTs) do gabinete de transição governamental. Gislene faz parte do GT Esporte, enquanto Patrícia integra o GT Trabalho.

“Os grupos técnicos têm a responsabilidade de elaborar diagnósticos da realidade, identificando em que medida houve recuos em relação às conquistas anteriores ao ano de 2016 e apontando caminhos para retomada ou superação dos problemas e lacunas encontrados”, explica Gislene.

Integrante do GT Esporte, ela também é presidente do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). A professora explica que uma das expectativas é levar dados, informações e análises produzidos pela comunidade científica do CBCE para o GT, para a volta do Ministério do Esporte, que em 1º de janeiro de 2019, no início do governo de Jair Bolsonaro (PL), foi incorporado ao Ministério da Cidadania. “Mesmo diante de um cenário tão difícil, especialmente do ponto de vista do orçamento público, é nosso desejo a volta do Ministério do Esporte e vamos nos empenhar para construir as condições objetivas para isso”, afirma.

Já Patrícia Trópia faz parte do GT Trabalho, o qual analisa a situação em que se encontra o Ministério do Trabalho e Previdência Social. “Este ministério tem como escopo a promoção de políticas de emprego e renda; formação e qualificação profissional; intermediação pública de mão de obra; seguro-desemprego; combate aos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho; proteção e fiscalização das relações de trabalho”, enfatiza.

Expectativas

“Participar de um dos grupos técnicos do governo de transição, no meu caso do GT Esporte, significa a possibilidade de interferir no direcionamento das políticas de esporte no país com o novo governo. Pessoalmente, tem um significado muito especial e me traz uma enorme responsabilidade, porém, o mais importante para mim é poder representar ali o Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, que é a entidade científica mais importante da Educação Física e Ciências do Esporte no Brasil”. Gislene Alves do Amaral;

“Fazer parte da equipe de transição é uma honra e uma oportunidade única de contribuir como cientista, pesquisadora do trabalho e do sindicalismo e na condição de servidora pública da UFU. Dediquei a minha vida aos estudos do trabalho e das formas de organização dos trabalhadores e das trabalhadoras; então, espero contribuir com a equipe” - Patrícia Vieira Trópia.

Minicurrículos

Gislene Alves do Amaral possui licenciatura em Educação Física pela UFU, mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da UFU. Atualmente, é professora associada da UFU, coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Escola, Currículo e Educação Física e preside o Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (2021-2023). Tem experiência nas áreas de Educação e Educação Física, com ênfase nas áreas de estudo em currículo, formação de professores e políticas educacionais; pesquisa os temas: educação física escolar, planejamento, estratégias de ensino e políticas de formação inicial e continuada.

Patrícia Vieira Trópia possui graduação em Pedagogia, mestrado em Ciência Política e doutorado em Ciências Sociais - ambas as titulações, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Realizou pós-doutorado em 2013-2014 na Université Lumière Lyon II, na França. Desde 2009, é docente do Instituto de Ciências Sociais da UFU e membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da mesma universidade. Presidiu a Associação Brasileira de Estudos do Trabalho no período 2020-2021 e foi tutora do grupo PET Sociais no período 2015-2022, além de realizar pesquisas sobre sindicalismo no Brasil, mobilização sindical, sindicalismo de classe média.

Presidente da Andifes é indicado para Equipe de Transição do Governo Federal.

Palavras-chave: Transiçã; ogoverno federal; equipe; nomeações; Lula; UFU