Representatividade

Presidente da Andifes é indicado para Equipe de Transição do Governo Federal

Ricardo Marcelo Fonseca integra grupo da Educação; professora Patrícia Trópia, do Instituto de Ciências Sociais da UFU, também foi nomeada e faz parte o GT do Trabalho

Publicado em 17/11/2022 às 16:59 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:20

Anunciados nesta semana novos nomes para os Grupos de Trabalho (GTs) da Equipe de Transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Entre os apresentados pelo coordenador-geral da Transição, o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), está o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Ricardo Marcelo Fonseca.

Ele é um dos 13 integrantes do GT da Educação. Os demais membros são, em ordem alfabética: Andressa Pellanda, coordenadora-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação; Alexandre Schneider, ex-secretário municipal de Educação de São Paulo; Binho Marques, ex-governador do Acre; Cláudio Alex, presidente do Conselho Nacional dos Institutos Federais (Conif) e reitor do Instituto Federal do Pará (IFPA); Heleno Araújo, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE); Henrique Paim, ex-ministro da Educação; Macaé Evaristo, ex-secretária municipal de Belo Horizonte e deputada estadual eleita; Maria Alice Setubal, presidente do Conselho Consultivo da Fundação Tide Setubal; Paulo Gabriel, ex-reitor da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) e presidente do Conselho Estadual de Educação da Bahia (CEE-BA); Priscila Cruz, presidente executiva do Todos pela Educação; Rosa Neide, ex-secretária de Estado da Educação do Mato Grosso e deputada federal; Teresa Leitão, professora, ex-deputada estadual e senadora eleita por Pernambuco; e Veveu Arruda, ex-prefeito de Sobral (CE).

“Entendemos isso como um reconhecimento à Andifes e também à importância da valorização da ciência e um maior papel do Ensino Superior público nesse momento”, destaca Fonseca. Previsto em lei, o governo de transição serve para que os seus componentes tenham acesso a documentos e informações do atual governo para preparar relatórios à nova gestão do Governo Federal, cuja posse ocorre no dia 1º de janeiro de 2023.

Foto: Dálie Felberg/Alep

UFU representada

Professora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (Incis/UFU), Patrícia Vieira Trópia foi indicada para um dos 31 GTs que compõem a equipe do Governo de Transição, o de “Trabalho”. Este grupo contém um total de 10 membros, sendo eles representantes da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea); do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese); da Organização Internacional do Trabalho (OIT); da Força Sindical; da União Geral dos Trabalhadores (UGT); da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); e da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

Patrícia Vieira Trópia é lotada na UFU desde 2009, também integrante do corpo permanente de docentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS/UFU). Foi presidente da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET) nos anos de 2020 e 2021, além de tutora do Grupo PET Sociais de 2015 a 2022. Seus estudos e atuação envolvem pesquisas sobre sindicalismo no Brasil, mobilização sindical e sindicalismo de classe média. "A equipe de transição tem um papel fundamental no processo democrático, para garantir que o próximo governo possa assumir sua função", resume a professora.

Foto: Arquivo pessoal

Palavras-chave: Transição governo federal equipe nomeações Lula Ricardo Fonseca Andifes UFU Patrícia Trópia incis