Publicado em 21/11/2017 às 19:51 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:15
Valder Steffen participou do debate sobre o orçamento nesta terça-feira, 21/11, em Brasília (Foto: Rita Ferreira - ACS/UFPB)
A redução no orçamento das universidades federais foi tema de debate no plenário da Câmara dos Deputados, nesta terça -feira, 21/11. A reunião contou com a participação de entidades representativas dos estudantes, das instituições de ensino superior e de órgãos de vinculados à ciência e pesquisa. O reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Valder Steffen Júnior, foi um dos reitores presentes.
Na reunião, realizada durante a comissão geral, parlamentares e representantes das universidades criticaram o corte de verbas apresentado na proposta orçamentária para o próximo ano.
Leia também: Andifes divulga nota sobre orçamento das universidades
Emanuel Tourinho, presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), recorreu aos dados de 2014 para criticar o valor previsto para 2018. “O orçamento para 2018 é 20% menor do que o de 2014 para o custeio [utilizado para pagamento de despesas cotidianas] e 90% menor em capital [para investimentos]”.
Já o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu Moreira, destacou que a diminuição de recursos destinados para a área de ciência e tecnologia compromete a formação de novos pesquisadores. Isso é “inexplicável se se pensa no futuro da nação”.
Com o evento de hoje, representantes das universidades e de entidades representativas dos setores da ciência e pesquisa pretendem sensibilizar senadores e deputados, afinal, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) deve ser apreciado pelo Congresso Nacional até o próximo dia 22 de dezembro.
Palavras-chave: Orçamento UFU Andifes 2018
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS