Ciência

Projeto da UFU disponibiliza previsão do tempo diariamente para população de Patos de Minas

Defesa Civil e Bombeiros também participam de trabalho

Publicado em 27/12/2022 às 15:46 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

Estação meteorológica 'Acurite Atlas'. Da esquerda para a direita: Laurence Rodrigues do Amaral (professor Facom/UFU), Arthur Ferreira (subcomandante do 12ºBBM Patos de Minas e Pedro Bertarini (professor Feelt/UFU). (Foto: Arquivo do professor Laurence Rodrigues do Amaral)

A Faculdade de Computação da Universidade Federal de Uberlândia (Facom/UFU), a Defesa Civil e o 12º Batalhão de Bombeiros Militar de Patos de Minas estão envolvidos em um projeto que disponibiliza todos os dias a previsão do tempo de Patos de Minas no perfil @tempo.em.patos no Instagram.

O professor Laurence Rodrigues do Amaral (Facom/UFU) e o aluno de Ciência da Computação Roberto Furlanetto Branco desenvolveram softwares (sequência de instruções de um programa) que acessam todos os dias os dados de Patos de Minas disponibilizados pelo Climatempo (plataforma que divulga dados meteorológicos).

Também são coletadas informações da estação meteorológica que fica localizada no batalhão. O instrumento foi comprado com a ajuda financeira do Ministério Público Federal (MPF) e a partir de um projeto elaborado em parceria com o professor Pedro Bertarini, da Faculdade de Engenharia Elétrica (Feelt/UFU).

“Primeiramente, eu criei uma versão escrita na linguagem de programação Java, que funciona em um computador desktop e depois reescrevemos esse software para celulares Android, para otimizar nosso trabalho”, explica Amaral.

Professores Laurence Rodrigues do Amaral e Pedro Bertarini trabalham no projeto que viabilizou a compra da estação meteorológica. (Foto: Arquivo do professor Laurence Rodrigues do Amaral)

O professor comenta que o projeto tem se mostrado importante para Patos de Minas: “No ano de 2021, tivemos uma das maiores enchentes da história na cidade e as informações oriundas deste projeto foram importantes na tomada de decisão da Defesa Civil, alertando a população e fornecendo dados”.

Produtividade em Pesquisa

O portal Comunica UFU tem uma série de matérias que divulga os estudos aprovados na Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Além do desenvolvimento dos softwares, o professor atua em outras pesquisas científicas que envolvem Inteligência Artificial e dados climatológicos, como o seu trabalho de PQ que está em andamento.

O objetivo das bolsas é valorizar pesquisadores que possuam produção científica, tecnológica e de inovação de destaque, incentivando o aumento dessas produções.

Palavras-chave: Ciência previsão do tempo Faculdade de Computação Facom Patos de Minas