Publicado em 24/04/2018 às 17:17 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:56
Foram inscritos 26 trabalhos produzidos pela comunidade acadêmica (foto: Milton Santos)
Na tarde desta terça-feira, 24 de abril, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) realizou o pré-evento do “I Comunica Ciência - Encontro Mineiro de Pesquisadores e Jornalistas” que acontecerá nesta quarta, 25/4. Foram inscritos 26 trabalhos relacionados à divulgação científica produzidos por integrantes da comunidade acadêmica.
Conforme explica o diretor de Pesquisa da UFU, Kléber Del Claro, é no pré-evento que se discute as bases do que vai ser aprimorado no “I Comunica Ciência’. “Hoje vamos ver como é que os cientistas pensam em fazer a divulgação científica e como os jornalistas entendem que a divulgação científica deva ser feita”, acrescenta.
O resultado dos debates nos quatro grupos em que foram divididos os trabalhos - coordenados por jornalistas e pesquisadores - será apresentado para os gestores da UFU e da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) participantes do evento nesta quarta-feira. “Poderemos apresentar, inclusive, como uma pauta de reivindicação, uma pauta de possíveis editais que a Fapemig possa propor”, prevê Del Claro.
O grupo do qual o estudante de Medicina Lineker Dias faz parte apresentou a experiência do uso da sala de espera de uma unidade de saúde para a divulgação científica. Na apresentação foram enfocados a divulgação de dados epidemiológicos sobre a febre amarela e sobre os benefícios da amamentação.
“É muito importante para o profissional de saúde saber fazer uso de espaços onde a população está, para divulgar dados de pesquisas em saúde”, argumenta o futuro médico.
O “I Comunica Ciência - Encontro Mineiro de Pesquisadores e Jornalistas” foi proposto pela Diretoria de Comunicação Social (Dirco) da UFU, em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp/UFU) e a Fapemig.
As atividades do encontro serão realizadas no anfiteatro do Bloco 3Q, no Campus Santa Mônica, em Uberlândia.
O objetivo geral desta primeira edição é refletir sobre o tema “Caminhos para divulgação e jornalismo científico”. Entre os objetivos específicos, pretende-se problematizar a relação entre comunicação pública, educação e ciência; promover o diálogo entre pesquisadores e jornalistas; apresentar experiências de divulgação científica de outras instituições; e organizar um grupo de trabalho formado por comunicadores e diretores de pesquisa das instituições de ensino superior.
Programação:
8h - Credenciamento
Local: Hall de entrada do Bloco 3Q
8h30 - Abertura
Valder Steffen Júnior, professor e reitor da UFU e membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC)
Carlos Henrique de Carvalho, professor e pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFU
Renata Neiva, diretora de Comunicação da UFU
Diélen Borges, jornalista da Diretoria de Comunicação da UFU e integrante da Rede Mineira de Comunicação Científica
Evaldo Ferreira Vilela, presidente da Fapemig
Local: Anfiteatro do Bloco 3Q
10h - [Conferência] Comunicação, Educação e Ciência
Simone Terezinha Bortoliero
Professora de Comunicação na UFBA e coordenadora da Agência de Notícias em C&TI
14h - A ciência que nós fazemos: os caminhos da divulgação científica na UFMG
Silvania Sousa do Nascimento, professora e diretora de Divulgação Científica da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
16h - [Mesa-redonda] Pesquisadores e jornalistas: um diálogo possível
Debatedores:
Dennis Barbosa, jornalista formado pela ECA/USP e editor de ciência, saúde e meio ambiente do portal G1
José Roberto Mineo, professor e pesquisador do Instituto de Ciências Biomédicas da UFU
Mediador: Marcelo Marques, professor do curso de Jornalismo da UFU
Palavras-chave: Ciência Jornalismo Comunica encontro Pesquisadores pré-evento Divulgação Científica
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS