Publicado em 20/04/2022 às 13:37 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39
O aplicativo foi lançado no início de fevereiro deste ano. (Foto: Marco Cavalcanti)
Como formar jornalistas criativos, mas com visão crítica que, cada vez mais, a sociedade tanto necessita? São nas atividades práticas dos cursos de jornalismo que são aperfeiçoadas a reflexão e o senso crítico do jornalismo de qualidade.
No curso de graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), os futuros jornalistas passam por disciplinas que exigem que eles ponham a “mão na massa”. É o momento de mostrar para à comunidade a próxima geração do jornalismo.
Nessa preparação para o mercado de trabalho, os estudantes do 6º período criam projetos experimentais que tem como um dos objetivos o desenvolvimento da visão empreendedora. São produtos e serviços envolvendo a utilização de mídias impressas e eletrônicas e disponibilizadas para a sociedade.
Mas onde estão esses projetos desenvolvidos a cada semestre? Como conhecê-los? O que eles oferecem? Para responder a essas perguntas, Beatriz Evaristo, Guilherme Amaral, Josias Ribeiro e Priscila Faria ‒ todos graduandos em Jornalismo na UFU ‒ desenvolveram, como produto da disciplina Projeto Experimental (PEX 1 e 2), o aplicativo JornaUFU (disponível na Play Store).
“Desde o início, o grupo percebia essa problemática no nosso curso sobre a quantidade de sites que criamos e o fato dos links sempre se perderem. Como uma forma de valorizar esses projetos e facilitar o acesso a eles, o grupo entendeu que a criação de um app que agrupasse todos os projetos do curso seria de grande ajuda para os atuais e próximos estudantes, além de servir como um cartão de visita para outras pessoas fora do muro da UFU verem nossas produções”, conta Josias Ribeiro.
“A gente tem essa liberdade e recursos para criar muitos projetos, seja site, blog, [canal no] YouTube, podcast, enfim, temos todo o amparo da coordenação, da estrutura da UFU e das disciplinas. E aí não conseguimos centralizar tudo isso e acaba que a nossa divulgação fica muito restrita a uma bolha, ou de turmas, ou de grupos de amigos”, acrescenta Beatriz Evaristo.
O aplicativo foi lançado no início de fevereiro deste ano, mas começou a ser planejado desde setembro de 2021. A ideia de reunir os projetos para divulgação, no entanto, não é nova. “Mas sempre foi voltada para sites, e a gente tentou trazer essa tecnologia para um aplicativo de fácil acesso”, afirma a graduanda.
A intenção é disseminar o produto não só para os estudantes de Jornalismo da UFU, mas também para outros universitários, para alunos do ensino médio e para pessoas da comunidade interessadas nos temas dos projetos.
Confira, abaixo, os projetos divulgados pelo aplicativo:
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Ciência Divulgação Científica aplicativo Jornalismo projetos Assistência Estudantil; Proae; Graduação;
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS