Publicado em 25/01/2023 às 14:46 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:38
Bio HQ 2 traz 16 histórias em quadrinhos sobre pesquisas de Biologia. (Foto: Arquivo dos pesquisadores)
Depois do sucesso do Bio HQ, lançado no final de 2020, chega ao público o “Bio HQ 2: Biologia em Quadrinhos”, obra organizada pelos professores João Agreli, do Instituto de Artes, e Solange Cristina Augusto, do Instituto de Biologia - ambos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) -, e Rosângela Dantas de Oliveira, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Tal como no primeiro número, esse projeto de caráter inter e multidisciplinar reúne docentes, pesquisadores, alunos, quadrinistas e egressos de Instituições Públicas de Ensino Superior, com o objetivo de estabelecer um diálogo mais direto entre a produção acadêmica e a sociedade em geral, em especial com jovens estudantes.
Editado pela Zarabatana Books, o “Bio HQ 2” contou com apoio financeiro do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC) da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Uberlândia, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp) da UFU, da Fundação de Apoio Universitário (FAU) e do Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração (Peld), financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).
Projeto vitorioso
“Bio HQ 2” traz 16 histórias em quadrinhos, com diferentes estilos narrativos e gráficos, sobre pesquisas de diversas áreas da Biologia. Cada uma delas é precedida por uma breve apresentação que contextualiza os trabalhos e desperta a curiosidade do leitor. Houve um considerável crescimento com relação ao primeiro livro, lançado no final de 2020 e composto por dez histórias.
O sucesso dessa experiência inicial não só fez com que praticamente todos os pesquisadores e quadrinistas participantes quisessem repeti-la, como também que se somassem novas pessoas ao projeto. Com isso, foi possível ampliar os temas de estudos, contemplando áreas que não haviam sido abordadas no primeiro livro. Muitas delas tratam do impacto e das consequências das ações da humanidade sobre o meio ambiente, uma das questões mais urgentes para a sobrevivência do planeta e de todos os seres vivos que o habitam.
Além da edição cuidadosa que articula com maestria ilustrações e textos, também se deve destacar que o projeto que resultou nas duas publicações tem como pressuposto metodológico o diálogo não hierarquizado entre os saberes das áreas envolvidas na construção das histórias.
Ficha técnica
Lançamento
Contatos
Histórias que compõem o Bio HQ 2
Meu canto e meu desencanto
Proposta bastante autoral que trata dos impactos do crescimento dos centros urbanos no cotidiano das aves.
As seis caudas do teiú
Em uma conversa de um grupo de lagartos falastrões e metidos a valentões, são abordadas questões relacionadas à capacidade de regenerar tecidos, um mecanismo de defesa desses répteis.
Vivendo das nuvens
História que apresenta, de forma ao mesmo tempo didática e lírica, duas espécies de orquídeas existentes nas matas nebulares da Serra do Espinhaço e seus respectivos metabolismos de fotossíntese.
Própolis: da colmeia para a saúde humana
Uma viagem de fantasia pelas mãos de uma criança e sua irmã mais velha para conhecer a história da própolis e seus benefícios.
Sobre perfumes, perigos e (re)encontros
Narrativa que trata das abelhas-das-orquídeas, seu comportamento, organização, o mecanismo de sedução do macho e também dos perigos que enfrentam atualmente.
Rolê na Ilha
Por meio de uma viagem a Ilhabela, com direito a travessia de balsa e à beleza da paisagem da região, conhecemos os resultados de uma pesquisa que estudou a genética de populações de abelhas mamangava e jataí dessa ilha.
Posso ser diferente? Uma abelha em crise
Ao conhecer as angústias existenciais que afligem uma abelha Paratrigona, tomamos conhecimento da descoberta de uma nova forma de polinização realizada por essa espécie.
Até tu é FAKE... FRUTUS!!
História protagonizada por uma vespa Allorhogas uberlandiensis, uma espécie descoberta na região de Uberlândia. Nela aprendemos sobre insetos galhadores e constatamos que a onda fake existe também na natureza e muito antes das redes sociais.
As formigas e o pequizeiro
História com ares de narrativa épica que aborda a relação de proteção existente entre formigas e o pequizeiro, árvore do Cerrado cujo fruto é muito associado aos sabores da região.
Não basta ser pai
Tendo como herói um macho da aranha Manogea porracea, essa aventura nos apresenta fatos sobre a divisão de tarefas ligada ao cuidado parental que fogem do comportamento padrão dos aracnídeos.
As aparências enganam
Em um rio do Triângulo Mineiro, acompanhamos a saga de um camarãozinho que quer conhecer suas origens. Ele contará com a ajuda de um molusco que nos coloca em contato com pesquisas envolvendo estudos populacionais e análises genéticas.
O show do Poraquê
Stand-up comedy de um peixe elétrico em que são apresentadas características desse animal tão peculiar que, desde os primeiros cientistas do século XIX, desperta muita curiosidade.
O jardineiro do Cerrado
Retratando o dia a dia de biólogos pesquisadores em uma espécie de reality show, a história nos conta como as ações de um rato da espécie Clyomys laticeps afetam positivamente o solo dos espaços do Cerrado pelos quais circula.
Equipe Canastra
Acompanhando o processo de conscientização de um fazendeiro, que também é avô, aprendemos sobre o tatu-canastra e as Reservas Particulares de Proteção Natural (RPPN). Com a ajuda da neta, ele descobre a melhor forma de preservar a herança que deixará para sua descendência.
Ainda há esperança
A história aborda um dos mais cruéis crimes ambientais, o tráfico de animais, em especial o de aves. Ao mesmo tempo em que constatamos a importância das denúncias para combater essa prática ilegal, acompanhamos o longo e difícil processo de recuperação de aves resgatadas mediante essas denúncias.
Atenção! Animais na pista
História com diferentes pontos de vista narrativos em que aprendemos sobre o tamanduá-bandeira e as passagens de fauna, uma alternativa para remediar o grave problema do atropelamento de fauna decorrente da abertura de estradas e rodovias.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: BioHQ2 Quadrinhos Biologia arte Divulgação Científica
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS