ENSINO

Eseba promove acolhimento dos estudantes e familiares para o início do ano letivo

O evento também contará com a realização da 6ª edição do Varal Solidário

Publicado em 10/02/2023 às 17:54 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Foto: Divulgação

A Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU) realiza no sábado, 11 de fevereiro, das 8h às 11h30, o acolhimento do início do ano letivo da instituição. O evento é voltado para toda a comunidade Eseba, formada por servidores efetivos, contratados e terceirizados, além de familiares dos estudantes.

O acolhimento contará com a presença do reitor da UFU, Valder Steffen Júnior, que irá falar junto à gestão da Eseba, dando as boas-vindas, aos professores e a toda comunidade escolar para mais um ano letivo. No segundo momento do acolhimento, todos os professores estarão disponíveis para atender as famílias, dando orientações e esclarecendo todas as dúvidas que possam surgir por parte dos pais.

Foto: Divulgação

O evento é fundamental para que a escola tenha a oportunidade de receber os familiares dos alunos, comunicar quem serão os professores, estabelecer os primeiros contatos e orientar as famílias acerca de como irá proceder o ano letivo. Também é uma oportunidade para que os professores apresentem às famílias a sua metodologia de trabalho, os conteúdos a serem abordados e estarem disponíveis para esclarecer todas as dúvidas. Além disso, o acolhimento também contará com atividades culturais.

De acordo com a diretora da Eseba, Núbia Guimarães, a instituição tem buscado melhorar, ampliar e fortalecer a relação entre a escola e as famílias. "Nós criamos em 2020 a Comissão de Articulação Família-Escola. Nós realizamos um seminário de integração no ano passado, e desse seminário criou-se um documento que foi apresentado ao Conselho da Eseba. trazendo a percepção das famílias para os docentes e seus representantes", conta Guimarães.

Varal Solidário

Após as solenidades e falas iniciais, haverá a 6ª Edição do Varal Solidário. Durante o ano letivo anterior, a Eseba recebeu doações de uniformes da instituição por parte das famílias dos alunos que ali estudam. Os uniformes, que já não possuem o tamanho adequado da criança, são doados para a escola no setor de Serviço Social, reunidos e posteriormente doados durante o Acolhimento anual da escola.

Foto: Divulgação

O Varal Solidário também está disponível no dia para receber doações de uniformes e ser um movimento contínuo de repasse dessas peças de roupas para quem tiver interesse de recebê-las, sendo doadas quase todas as peças durante o evento.

As famílias dos alunos possuem livre acesso ao local de retirada das peças, na quadra da Eseba, e podem retirar a quantidade que precisarem, não havendo restrição do número de uniformes por família. Há uma seleção dos uniformes em bom estado para que esses sejam disponibilizados para doação posterior.

De acordo com a técnica administrativa do setor de Serviço Social da Eseba, Fernanda de Magalhães, o Varal começou de forma despretensiosa, com um pequeno arranjo entre famílias que pontualmente procuravam a escola em busca de uniformes e famílias que queriam doar as peças. "Foi uma família procurando, pois precisava, coincidiu que outra família queria doar as peças, pois já não serviam, a gente fez essa troca e acabou que tivemos a ideia de fazer uma coisa maior. A partir daí, a gente começou a mobilizar a comunidade escolar, as próprias famílias também se mobilizaram. Foi um trabalho que nasceu de forma espontânea e tem sido um sucesso", relata Magalhães.

Palavras-chave: Eseba acolhimento Varal Solidário UFU