Projeto UFocas recebe inscrições para nova turma

Período para registro de candidaturas de estudantes de Jornalismo da UFU às 12 vagas para a terceira turma da iniciativa foi prorrogado até esta quinta-feira, 2 de março

Publicado em 15/02/2023 às 16:10 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Desde o primeiro semestre de 2022, o projeto recebe graduandos da UFU para a prática profissional em ambientes formativos. (Imagem: Divulgação / Projeto UFocas)

Em sua terceira rodada de inscrições, o Projeto UFocas está com inscrições abertas para estudantes regularmente matriculados do segundo ao sexto períodos do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A disponibilidade necessária é de 8 a 12 horas semanais, podendo ser no período matutino ou vespertino.

Ao todo, são 12 vagas oferecidas para os discentes - futuros “ufoquinhas” - nos vários setores da Diretoria de Comunicação Social (Dirco), da Fundação Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia (RTU) e da Unidade de Comunicação Social do Hospital de Clínicas (HC-UFU/Ebserh). Oportunidade para vivenciar a prática do jornalismo em atividades como divulgação científica, assessoria de imprensa, mídias digitais, produção e apresentação em rádio e TV, produção de conteúdos audiovisuais, etc.

As inscrições foram prorrogadas e podem ser realizadas até o próximo dia 2 de março, quinta-feira, via preeenchimento de um formulário on-line. A divulgação da relação de aprovados ocorrerá em 1° de março, por e-mail que será enviado aos inscritos.

Relatos

O lançamento do projeto ocorreu em maio do ano passado e ele segue com o objetivo de ampliar os espaços de formação prática para os estudantes de Jornalismo da UFU. Por meio da parceria institucional entre a coordenação do curso de Jornalismo e os órgãos de comunicação oficiais da universidade, muitos alunos foram alcançados e aprovaram as experiências práticas vivenciadas nesses locais.

São os casos dos discentes Vitória Carvalho e Arthur de Vitto, ex-integrantes do projeto. Ela fez parte da segunda turma e ficou lotada na Divisão de Divulgação Científica, que é vinculada à Dirco e está instalada no prédio da Reitoria. Por lá, desenvolveu atividades de coberturas de eventos científicos, publicou textos no Portal Comunica, participou da produção de episódios do podcast Ciência ao Pé do Ouvido, entre outras atividades.

Carvalho comenta que considera ter evoluído bastante, ao poder desenvolver trabalhos sob supervisão de um profissional da área. “O UFocas foi muito importante pra mim nessa questão: ter a primeira experiência jornalística, ver que meu trabalho rendeu frutos e, principalmente, por ser meu primeiro ano na graduação. Sinto que foi um incentivo a mais para continuar e me desenvolver", destaca.

Vitória Carvalho (terceira, da direita para a esquerda), juntamente com a equipe da Divisão de Divulgação Científica da Dirco na cobertura do evento 'Pint Of Science'. (Foto: Arquivo pessoal)

Já Arthur de Vitto entrou na primeira turma do UFocas, quando estava no segundo semestre da graduação. Ele avalia que o projeto proporciona um espaço raro de prática profissional para estudantes que estão nos começo do curso, visto que a maioria das vagas de estágio exigem discentes que estejam em períodos mais avançados. “Esse projeto é isso! Vai te dar experiência, te capacitar. As pessoas dentro do projeto são capacitadas, vão te ajudar. E toda hora estavam propondo atividades e coisas novas pra gente”, finaliza.

Arthur De Vitto foi 'ufoquinha' na Fundação RTU, trabalhando principalmente com produção de conteúdo audiovisual. (Foto: Milton Santos)

Para obter mais informações sobre o processo seletivo ou questões relacionadas ao projeto, os estudantes podem encaminhar suas dúvidas para o e-mail extensajornaufu@gmail.com.

Palavras-chave: Jornalismo Comunicação Social UFU ufocas HC-UFU RTU Dirco