Pular para o conteúdo principal
Campus Santa Mônica

Antes era um anseio, agora já tem endereço

Complexo de Extensão e Cultura Olívia Calábria será inaugurado nesta quinta-feira, 30/3; programação se estende até sábado, dia 1º

Publicado em 29/03/2023 às 13:46 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Foto: Milton Santos

Com a célebre expressão circense "Respeitável Público", convidamos você a fazer parte deste momento que a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Proexc/UFU) está celebrando. Nesta quinta-feira, 30/3, a partir das 17h30, entre os Blocos 1S e 3E, no Campus Santa Mônica, será inaugurado o Complexo de Extensão e Cultura Olívia Calábria.

E você deve estar se perguntando: mas, por que esta frase para começar o texto? É que no complexo, logo que você chega, percebe uma lona, destas de circo mesmo, nas cores vermelha e branca. Ela vai abrigar diversos eventos culturais e artísticos da UFU.

Além da lona, o complexo passa a abrigar, também, a Praça Olívia Calábria - um espaço que foi transformado pelos grafiteiros "Nada" e "Joga" (nomes artísticos) - a Diretoria de Extensão (Direc), a Diretoria de Cultura (Dicult) e o Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários (Cieps), marcando a presença da Proexc naquele ponto da universidade. 

 

 

E, neste tom de celebração, após a solenidade oficial de abertura - que contará com a presença do reitor da UFU, Valder Steffen Junior -, o Coletivo Payaso Sem Teto conduzirá a festa, seguida da apresentação musical da Orquestra Popular do Cerrado (OPC).

E a agenda de inauguração não termina na quinta-feira. Ela segue na sexta (31/3), com atividades culturais e apresentação de diversos projetos de extensão, incluindo: feiras, exposições, rodas de conversa, atividades de saúde, contação de história, Sarau Poético, oficinas, Cine UFU Especial de Curtas. Por fim, no sábado (1º/4), ocorrem uma feijoada organizada pelo Coletivo de Mulheres Agroecológicas e uma roda de samba - veja a programação completa no Portal de Eventos da UFU.

Descontraidamente, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Hélder Eterno da Silveira, diz que "são três dias porque parece festa cigana (risos)" e aproveita para reforçar  o chamamento para participação da comunidade: “Nestes três dias eu convido todas as pessoas para participar. Teremos ações com os diversos programas desenvolvidos pela Proexc com idosos, formação de professores, jovens programadores, agricultores, artesãos e artesãs, grupos culturais que vão fazer apresentações na lona; e trazendo, também, esses agricultores para produzir alimentos dentro do espaço da universidade, mostrando o potencial do trabalho que eles desenvolvem.”

Hélder Eterno da Silveira, pró-reitor de Extensão e Cultura. (Foto: Milton Santos)

O pró-reitor afirma avaliar que o complexo torna a sociedade mais forte e democratiza a universidade, que é do povo. "O que nós queremos com um espaço desse é fazer com que, por meio das ações de extensão e cultura, a sociedade o reconheça como seu, como espaço público, como equipamento público de livre acesso, em que as pessoas possam entrar, ensinar, aprender, sempre nessa conjugação de esforços para que a nossa sociedade seja melhor. Todos nós nos tornamos mais fortes: a sociedade, a universidade, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura […] Então, esse complexo vai ser estruturado a partir dessa lógica de abertura da universidade, para que ela cumpra também sua função social/acadêmica de levar e produzir conhecimento com outros setores da comunidade”, explica Silveira.

 

Por que Olívia Calábria?

Arte da imagem de Olívia Calábria é assinada pelos grafiteiros 'Nada' e 'Joga'. (Foto: Milton Santos)

O complexo recebe este nome em homenagem a Olívia Calábria. Foi militante dos movimentos sociais e defensora dos direitos das mulheres. Participou ativamente, desde a década de 1940, como militante, palestrante e integrante de comitivas internacionais como quando visitara a antiga União Soviética, e se engajou pela sua legalização na redemocratização do país nos anos 1980. 

 

Saiba mais sobre o Complexo de Extensão e Cultura Olívia Calábria

Antes em tom cinza, os muros ganharam vida com o colorido dos artistas 'Nada' e 'Joga' e fazem parte do novo cenário da praça que compõe o complexo. (Foto: Milton Santos)

Integra o Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários (Cieps), Rede de Extensão, Lona Cultural e Praça Olívia Calábria. A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia pretende com este complexo reunir essas diretorias e equipamentos culturais, compartilhando um espaço geográfico próximo

 

Cieps

O Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários é uma diretoria que assessora, por meio de ações de extensão, indissociadas de ensino e pesquisa, coletivos populares que geram trabalho e renda a partir dos princípios da Economia Popular Solidária (EPS).

A importância destes projetos está na força das trabalhadoras e trabalhadores e suas comunidades, que acreditam em suas capacidades e talentos, ou que apoiam as iniciativas e viram consumidores críticos e solidários.

 

Rede de Extensão

É o organismo estrutural e administrativo da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFU, reunindo as atividades dos 16 Programas Institucionais de Extensão que estão em execução e as atividades das áreas temáticas da extensão. É gerenciado pela Diretoria de Extensão e responsável por fomentar e implementar a Política de Extensão da Universidade Federal de Uberlândia.

 

Lona Cultural

A lona é o novo espaço multiuso da Diretoria de Cultura (Dicult), que vai proporcionar várias possibilidades de eventos culturais e ações extensionistas para a comunidade universitária. Seu caráter circular na forma de lona remete à arte milenar do circo, diversificando seus usos e formatos no acolhimento dessas demandas.

 

Praça Olívia Calábria

Espaço de convivência e de integração. Lugar de respiro na correria dos afazeres acadêmicos. Poder encontrar as pessoas ou estar só, ler um livro ou ouvir um podcast. Ambiente que congrega os demais setores - Cieps, Rede e Lona.

 

Opiniões e expectativas

Cristiane Betanho, diretora do Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários (Cieps): 'O espaço é importante, pois nós temos portões voltados para a comunidade, o que é muito representativo. Então, acho que essa é a maior importância: a gente ter fixado a extensão e a cultura num espaço de portas abertas para a comunidade, para que ela realmente ocupe a universidade. Está escrito nos muros da UFU que ela é um bem público a serviço do Brasil. A Proexc é a porta de entrada para esses movimentos, devido ao significado da extensão e da cultura no tripé universitário. É muito legal a gente ver a cultura e a extensão reconhecidos, pois nós estamos num local importante. Vemos também a possibilidade de aumentar o número de pessoas que fazem trocas com a gente na universidade, por estar ocupando um espaço que tem uma permeabilidade com a sociedade tão grande, devido os portões que dão pra rua. Estaremos de portas abertas para a comunidade.' (Imagem: Reprodução/Canal da UFU no YouTube)

Valéria Rodrigues, diretora de Extensão: 'O Complexo de Extensão e Cultura Olívia Calábria permitirá uma maior integração e articulação das atividades que já são desenvolvidas pela Rede de Extensão, com as ações que serão promovidas pela Diretoria de Cultura na Lona Cultural e pelos trabalhos realizados no Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários. Com o intuito de estimular a participação extensionista das distintas instâncias educativas desta universidade, este espaço contribuirá para que a extensão e a cultura da UFU estejam em permanente conexão, envolvendo a comunidade acadêmica e comunidade externa no desenvolvimento de ações capazes de contribuir com os processos de formação, disseminação e trocas de conhecimentos produzidos pela universidade em diálogo direto com a sociedade.' (Foto: Milton Santos)

Alexandre Molina, diretor de Cultura: 'O complexo reúne importantes instâncias da Proexc e se configura como um importante espaço de articulação, formulação e implementação de ações culturais e extensionistas no âmbito da UFU'. (Foto: Milton Santos)

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: inauguração Complexo de Extensão e Cultura Olívia Calábria PROEXC UFU

A11y