Publicado em 02/03/2023 às 09:22 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04
Com a aproximação do 8 de Março, voltamos a um assunto que vai além da comemoração do "Dia Internacional da Mulher". Mais do que um dia de celebrações, a data representa uma luta constante contra um dos grandes males da sociedade: a violência contra as mulheres.
Instituída em 2021, a Comissão Permanente de Acompanhamento da Política Institucional de Valorização e Proteção das Mulheres (CPMulheres), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), atua em diferentes frentes no combate ao assédio, abuso e violência contra as mulheres em ambiente universitário. Nesta quarta-feira, dia 8, a comissão lança uma série de três vídeos educativos que chamam a atenção para as suas ações, as formas de violência e a importância da denúncia. Aberta a toda a comunidade, a solenidade de lançamento acontece às 20h, no Bloco 3Q do Santa Mônica.
Os vídeos trazem a participação de integrantes da CPMulheres e oito homens que atuam em diferentes áreas em Uberlândia. Professora da Faculdade de Direito (Fadir/UFU) e presidente da comissão, Neiva Flávia de Oliveira, explica o objetivo dessas produções audiovisuais: "Por mais que pareça que este não é mais um assunto considerado tabu, sabemos que quanto mais informação, mais chances temos de impedir a propagação da violência de gênero. Depois do lançamento, vamos disponibilizar os vídeos para todos os veículos de mídia, universidades públicas e privadas e instituições que trabalham no combate a essa violência, ainda latente em nossa sociedade. Nossa mensagem é educativa e de esperança. São tantas as formas de violência além da agressão física, que muitas vezes a mulher não as percebe. Queremos mostrar que há formas de identificar, denunciar e onde buscar apoio.”
Ainda de acordo com ela, a ideia é que estas produções audiovisuais não sejam algo que fique restrito à UFU, e sim que reverberem em todo o território nacional. "Convidamos músicos, promotores, historiador, jornalista, figuras masculinas de representatividade na sociedade uberlandense exatamente para mostrar que esse assunto não é um assunto a ser tratado somente por e com as mulheres, mas que os homens têm um papel importante também no combate a essas violências”, comenta a docente.
Sobre a comissão
A Comissão Permanente de Acompanhamento da Política Institucional de Valorização e Proteção das Mulheres escolheu o “Agosto Lilás” para formalizar sua instituição, por ser o mês da aprovação da Lei Maria da Penha, no ano de 2016. Aprovada pelo Conselho Universitário (Consun/UFU), em maio de 2021, a comissão começou a atuar em agosto daquele ano.
Desde então, a CPMulheres reúne-se periodicamente para apoiar as pró-reitorias na implementação dos programas, dando suporte ao desenvolvimento das atividades abrigadas por eles, criando critérios, metas e indicadores como mecanismos eficientes de acompanhamento e avaliação dessa política. Ademais, realiza ações voltadas à valorização e defesa das mulheres e ao enfrentamento e à prevenção de quaisquer tipos de violência contra elas ocorridas nos campi ou nas estruturas físicas ligadas à Universidade Federal de Uberlândia.
Serviço
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
>>> Leia também:
Palavras-chave: CPMulheres lançamento vídeos educativos Conscientização Proteção violência gênero Mulheres UFU
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS