22/09/2022 - 14:57 - Atualizado em 22/09/2022 - 18:48
Saiba onde registrar casos de violência contra a mulher ocorridos nos campi da UFU
Ofício expedido pela Polícia Militar de Minas Gerais esclarece a disponibilidade do 17º Batalhão para atendimento 24h dessas ocorrências
Ítana Santos

Outubro é mundialmente marcado por ser um mês voltado à saúde da mulher, com eventos de conscientização sobre o câncer de mama. O movimento teve início nos anos 90, nos Estados Unidos, e é simbolizado pela cor rosa. Por isso, o décimo mês do ano é conhecido, no campo da saúde, como o "Outubro Rosa". Mas, para além dessa pauta, o próximo mês também tem uma data muito importante a ser lembrada.

Foto: Tofros.com/Pexels

Desde 1980, o dia 10 de outubro tornou-se, no Brasil, o "Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher". O movimento teve início em São Paulo, quando várias mulheres se reuniram nas escadarias do Teatro Municipal, em protesto contra o aumento de crimes de gênero praticados no país. Após essa ação, várias leis foram criadas na tentativa de proteger as mulheres, como a Lei Maria da Penha e a Lei do Feminicídio.

Proteger as mulheres de casos de violência também é uma preocupação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e da Polícia Militar de Minas Gerais (PM/MG). Por isso, no dia 15 deste mês, foi expedido um ofício, esclarecendo que o 17º Batalhão da Polícia Militar encontra-se à disposição, 24 horas por dia, para atender as ocorrências de casos de violência contra mulher que aconteçam na universidade.

Além do apoio da PM nos campi, a UFU também conta com outras plataformas de atendimento às mulheres. Uma opção é entrar em contato com a "UFU Segura", sistema de atendimento implantado em 2017, via WhatsApp, e disponível nas quatro unidades da instituição em Uberlândia – Educação Física, Glória, Santa Mônica e Umuarama. O contato (34) 9 9996-4597 está disponível, de segunda a domingo, das 7h às 23h. Este número não recebe ligações, devendo ser usado somente para o envio de mensagens – de texto ou voz. Já os números para atendimento telefônico são os seguintes: (34) 3230-9509 (base Santa Mônica) e 3225-8031 (base Umuarama). Outra opção é acionar a Comissão Permanente de Acompanhamento da Política Institucional de Valorização e Proteção das Mulheres (CPMulheres). O e-mail para contato é cpmulheresufu@gmail.com.