Seminário vai discutir pesquisa e auditoria externa

Auditor do Tribunal de Contas da União falará sobre as normas envolvendo as Instituições de Ciência e Tecnologia e a prestação de contas

Publicado em 13/03/2023 às 10:30 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:38

A prestação de contas e o papel dos órgãos de controle são temas do evento. (Foto: Marco Cavalcanti)

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp) convida pesquisadores e gestores universitários para o seminário Pesquisa e Auditoria Externa, com o auditor federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU), Leandro Santos de Brum. Uma das atribuições do TCU é fiscalizar a execução das políticas públicas educacionais, bem como a governança e gestão dos órgãos e entidades responsáveis por esses temas.

Como os procedimentos das Instituições de Ciência e Tecnologia estão articulados com um conjunto de normas externas? As relações entre setor público, privado e academia e a prestação de contas e o papel dos órgãos de controle são temas que serão abordados no evento, que será realizado no dia 23 de março, a partir das 9h.

“Não há uma ação [por parte dos órgãos de controle externo] que tente cercear o desenvolvimento das pesquisas”, afirma Carlos Henrique de Carvalho, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação.

A intenção é mostrar que é possível uma certa flexibilidade sem deixar de lado a transparência e a legalidade. “Às vezes, os pesquisadores e a própria universidade não têm compreensão em relação a isso”, observa o pró-reitor.

As atividades, dirigidas a pesquisadores e gestores universitários, serão realizadas em forma de palestra e debate na Sala de Reuniões dos Conselhos Superiores, no Bloco 3P do Campus Santa Mônica.

Palavras-chave: pesquisa Controle Externo TCU Seminário fiscalização flexibilidade transparência legalidade