UFU tem 133 pesquisadores bolsistas de Produtividade em Pesquisa

Objetivo é valorizar e reconhecer produções científicas, tecnológica e de inovação

Publicado em 10/03/2023 às 17:31 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:38

Milton Santos)

Na modalidade Sênior, foi aprovado o reitor Valder Steffen Junior, com a pesquisa sobre comportamento dinâmico de sistemas mecânicos: modelagem, experimentação, otimização e controle. (Foto: Milton Santos)

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou o novo resultado das chamadas públicas para bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) e bolsas de Produtividade em Pesquisa Sênior (PQ Sr).

Essa concessão de bolsas visa a valorizar pesquisadores que possuam produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento. Além disso, seleciona projetos considerando o rigor e o método científico, bem como outros conceitos fundamentais para a produção do conhecimento.

As chamadas iniciaram em maio de 2022 e, em fevereiro deste ano, foram divulgadas as listas com os aprovados. A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) conta com 42 pesquisadores aprovados na modalidade PQ. Já na modalidade Sênior, foi aprovado o reitor da UFU, Valder Steffen Junior, que também é docente da Faculdade de Engenharia Mecânica (Femec/UFU), com a pesquisa “Comportamento dinâmico de sistemas mecânicos: modelagem, experimentação, otimização e controle”.

Ao todo, a UFU tem 133 pesquisadores bolsistas de produtividade. Quando se considera a pesquisa realizada nos programas de pós-graduação, a existência de bolsistas de produtividade no corpo docente é considerada como indicador de qualidade do programa.

“Nesse sentido, penso que ainda posso contribuir com a pesquisa e a pós-graduação em minha área de atuação, buscando sempre a excelência do curso e da universidade, enquanto pesquisador sênior. Deve-se salientar que, sendo o mais antigo pesquisador do programa onde atuo, sinto-me feliz em poder ainda ajudar, apesar dos diversos encargos de gestão que possuo”, acrescenta Steffen - que, desde 2022, é membro do Conselho Superior da Agência Espacial Brasileira.

Um dos critérios para concorrer em ambas as modalidades é possuir o título de doutor ou de livre docente. No entanto, para estar apto a participar como pesquisador sênior, é preciso ter sido bolsista PQ ou de Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) anteriormente por, pelo menos, 20 anos. “Ser bolsista de produtividade representa que o pesquisador se destaca entre seus pares, na sua área de conhecimento. É uma valorização de sua produção científica, do desenvolvimento tecnológico e inovação que realiza. Neste sentido, a UFU se mostra como uma instituição importante por seus mais de 100 pesquisadores bolsistas de produtividade", finaliza Murilo Vieira, diretor de Pesquisa da UFU.

Você pode conferir a lista completa dos pesquisadores bolsistas PQ da UFU e a área de estudo deles aqui.

Palavras-chave: Produtividade em Pesquisa