Posicionamento

Universidade Federal de Uberlândia reafirma seu caráter antirracista

Confira nota oficial sobre casos de racismo na UFU relatados à imprensa e os encaminhamentos institucionais que estão sendo dados a eles

Publicado em 08/03/2023 às 17:03 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

A gestão da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) vem a público manifestar sua solidariedade aos estudantes que sofreram manifestações de racismo no Restaurante Universitário (RU), conforme divulgado pela imprensa, bem como repudiar toda e qualquer ação de caráter racista na UFU. É lamentável que tais atos racistas ainda ocorram em nossa instituição.

A Universidade está constituindo comissões para acolhimento/averiguação e acompanhamento dos casos relatados, sendo estas compostas por representantes da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), da Diretoria de Estudos e Pesquisas Afrorraciais e do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros - Diepafro/Neab e do Diretório Central de Estudantes (DCE). Adicionalmente, estão sendo tomadas todas as providências necessárias para a apuração dos fatos. Além disso, serão implementadas campanhas de cunho formativo e educativo em todos os seus campi sobre esta temática.

Indicamos que a Universidade Federal de Uberlândia possui canais institucionais para denúncias. Elas podem ser realizadas via Ouvidoria; inclusive, de forma anônima, garantindo os direitos individuais e coletivos da comunidade universitária. Além disso, qualquer denúncia pode ser feita junto às próprias Unidades Acadêmicas (direções e coordenações de cursos), nas Unidades Administrativas (pró-reitorias e outros setores) ou diretamente no gabinete da Reitoria.

Todas as denúncias recebidas formalmente - ou seja, pelos canais oficiais acima citados - são encaminhadas para análise e averiguação, sendo acompanhadas pelas comissões permanentes das políticas de ações afirmativas dessa instituição. Também disponibilizamos aos estudantes tanto atendimento como acolhimento junto a profissionais especializados, conforme o caso.

Reafirmamos o Estatuto e a Política de Educação das Relações Étnico-Raciais da Universidade Federal de Uberlândia, que demonstram o caráter antirracista desta instituição. Temos total compromisso com as ações afirmativas para uma formação republicana, tendo como princípios dessa política o "repúdio a toda e qualquer forma de preconceito e discriminação; compreensão da Universidade como espaço de produção e difusão do conhecimento e de construção de novas bases de sociabilidade democrática, levando-se em consideração a formação de uma sociedade justa, equitativa e solidária; reconhecimento das demandas e das lutas históricas protagonizadas pelos movimentos sociais negros e indígenas, acerca das desigualdades e dos seus direitos fundamentais" e como diretrizes: o "combate ao racismo e a todas as formas de discriminações; promoção da igualdade de direitos e tratamento respeitoso para a valorização da história dos diversos grupos sociais e étnicos".

Uberlândia, 8 de março de 2023

Administração Superior da Universidade Federal de Uberlândia