Extensão

Capacitação de jovens em Patos de Minas: inscrições abertas para cursos promovidos em parceria entre UFU e Prefeitura

Oportunidades para estudantes acima de 12 anos em programas de formação em idiomas, informática, culinária e Libras; candidaturas podem ocorrer até esta segunda-feira, 17 de abril

Publicado em 04/04/2023 às 10:23 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Prazo de inscrição está aberto até 17 de abril; cadastro via formulário. (Imagem: Canva)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em parceria com a Prefeitura de Patos de Minas, está com inscrições abertas em cursos gratuitos de qualificação profissional para pessoas acima de 12 anos. No total, são 330 vagas disponíveis, divididas entre os cursos de Inglês, informática, culinária, Espanhol e Língua Brasileira de Sinais (Libras).

As vagas estão distribuídas em dois editais. No primeiro, edital 61/2023, as atividades acontecem nos distritos da cidade de Patos de Minas e são ofertadas vagas nos cursos de Inglês, informática e culinária.

Já o segundo edital (62/2023) é voltado para os cursos de Inglês, Espanhol e Libras, com aulas nos bairros Alagoas, Areado, Major Porto, Santana de Patos e Pilar.

As aulas são presenciais e acontecerão, majoritariamente, durante a semana no período da tarde. A exceção é o curso de culinária, cujas atividades estão agendadas para ocorrer aos sábados, das 8 às 12 horas.

Inscrições e cronograma

As inscrições para os programas estão abertas até o dia 17 de abril e podem ser realizadas com o preenchimento dos seguintes formulários eletrônicos:

A seleção considera critérios socioeconômicos previstos nos respectivos editais.

Os resultados parciais das inscrições serão divulgados no dia 18 de abril. O prazo para recurso estará aberto um dia depois. Já no dia 20, quinta-feira, haverá a divulgação do resultado final.

As aulas terão início em 24 de abril e serão encerradas no dia 22 de dezembro. Os programas são organizados pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/UFU), em parceria com a Administração Pública de Patos de Minas.

Realização

Os cursos ofertados nos distritos integram o Programa Municipal de Acesso ao Trabalho (Promam 5.0), criado pela Prefeitura de Patos de Minas. Os objetivos são promover a educação e qualificação profissional, o apoio para inserção e permanência no mercado de trabalho e estímulo de ações voltadas para a economia popular solidária.

Além do Promam 5.0, os cursos realizados nos bairros compõem o Programa Centro de Idiomas (SKILLFUL), vinculado à Proexc/UFU.

Para mais informações sobre os programas e inscrições, os interessados podem entrar em contato via e-mail: sabexufu@gmail.com.

Palavras-chave: promam SKILLFUL PROEXC Patos de Minas