Tecnologia

LTAD, laboratório da UFU, recebe visita do presidente do CNPq e do diretor do Canal Futura

Unidade é uma das referências para inovação tecnológica na área do óleo e gás

Publicado em 14/04/2023 às 09:51 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:38

Presidente do CNPq (ao centro) e diretor de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFU, Murilo Vieira (à direita), em visita ao LTAD. (Fotos: Cristiane de Paula)

Foi uma semana de importantes sinais para as pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Tecnologia em Atrito e Desgaste (LTAD). O laboratório já é uma das referências para inovação tecnológica na área do óleo e gás, com pesquisas sobre o comportamento dos materiais como atrito, desgaste e corrosão. Um dos compromissos dos pesquisadores está em buscar novas parcerias trazendo junto aos trabalhos mais oportunidades de também melhorar o ensino e a extensão. Estes foram os sinais apontados durante as visitas que abriram possibilidades de novas perspectivas.

Na área da pesquisa, a visita foi do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entidade ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Ricardo Galvão conheceu parte da infraestrutura do laboratório e o que é desenvolvido pelo LTAD, perguntou sobre os principais parceiros, sobre as linhas de pesquisas, onde elas já estão sendo aplicadas e sobre a forma de sustentabilidade financeira do laboratório. “É importante o trabalho feito aqui; o laboratório desenvolve tecnologia para resolver problemas do Brasil e, assim, ajuda a melhorar o futuro do país. Estamos vendo aqui a economia do conhecimento”, acrescentou o presidente do CNPq.

O LTAD compõe a Unidade l EMBRAPII/Femec UFU, com destaques de pesquisas na área de óleo e gás, além de atender aos mercados da agroindústria, siderurgia, metalurgia e automotivo. O laboratório é formado por uma equipe de quase 60 pessoas, entre pesquisadores, professores, alunos e profissionais contratados. São mais de 20 anos conectados com a indústria nacional e outras unidades de desenvolvimento tecnológico no Brasil e na Europa. “Muito interessante o que tem de infraestrutura, tudo que envolve o laboratório; me refiro ainda por ser uma unidade EMBRAPII”, completou Galvão. O físico, que já ocupou o cargo de diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), também comentou a importância das pesquisas em atrito e desgaste na área espacial e citou o exemplo do atrito e desgaste dos painéis solares dos satélites em órbita.

Coordenador do LTAD apresenta equipamento desenvolvido para Petrobras ao diretor do Canal Futura

No mesmo dia, os pesquisadores do LTAD receberam a visita de Acácio Jacinto, diretor do Canal Futura. Ele perguntou sobre as linhas de pesquisas e empresas beneficiadas com os equipamentos desenvolvidos pelos pesquisadores. Entre os equipamentos, Jacinto conheceu um desenvolvido em parceria com a Petrobras. O dispositivo irá otimizar as análises dos materiais que compõem dutos e componentes estruturais para transporte e produção de petróleo nas plataformas e em outras instalações em terra. O equipamento possibilita análises das propriedades mecânicas de materiais, sem precisar levar amostras para laboratórios, o que agiliza os processos e reduz os custos de inspeção. Com o equipamento desenvolvido no LTAD, o resultado das análises sai em minutos. “Bem interessante a tecnologia já aplicada pela Petrobras e tão distante do litoral, o que mostra a capacidade de conhecimento por todo nosso território nacional”, observou o diretor.

A agenda prevista com o representante do Canal Futura foi para somar esforços em favor do fortalecimento do ensino, na graduação. Uma das necessidades apresentadas é a atualização de equipamentos dos laboratórios de ensino. “É muito bom saber dessa porta que se abre, desse interesse do pessoal do laboratório; vamos sim estudar caminhos. O Futura tem amplo conhecimento de parcerias que já dão certo pelo país. Vamos estudar um caminho e promover nova agenda para continuar a conversa”, acrescentou Acácio Jacinto. “Nesta semana, eu estou me sentindo completamente no ritmo pré-pandemia: visitas várias de parceiros, prospecções, aulas, reuniões etc. É um ritmo alucinante, mas muito legal. Foi nesse contexto que recebemos aqui no LTAD o professor Ricardo Galvão, presidente do CNPQ, uma pessoa que admiro muito. Foi muito bom poder mostrar a ele um pouco do que fazemos”, comentou Sinésio Franco, coordenador-geral do LTAD.

Palavras-chave: LTAD Laboratório atrito e desgaste Óleo gás petrobrás CNPq visita