Publicado em 20/04/2023 às 09:06 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:38
Pesquisadores Henry Fong Hwang, Felipe Caixeta e professor Waldek Wladimir do LTAD, Unidade Embrapii/Femec UFU, e Marcelo Torres Piza, Luís Guilherme Tomba, engenheiros da Petrobras, em visita ao laboratório. (Foto: Cristiane de Paula/LTAD)
A visita de engenheiros da Petrobras às instalações do Laboratório de Tecnologia em Atrito e Desgaste (LTAD), unidade Femec/UFU da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), faz parte da agenda anual do laboratório.
A Petrobras é a principal empresa parceira do LTAD, uma relação de negócios que já dura 15 anos. São principalmente projetos de inovação na área de materiais para a produção de petróleo offshore. O laboratório é uma das referências nacionais também na área de estudos sobre o hidrogênio gasoso, especialmente sobre o comportamento do elemento em contato com materiais, para viabilização do seu transporte e armazenamento.
Foram cinco dias de discussões sobre os projetos que estão em andamento, bem como sobre a evolução das pesquisas que estão sendo desenvolvidas para a Petrobras. “Resultados sem análises constantes não servem para nada; é muito importante esse contato, reforça nossa preocupação com a qualidade de nossos projetos e nossos trabalhos”, acrescenta Sinésio Franco, coordenador-geral do LTAD.
Os engenheiros da petrolífera destacaram o rigor dos testes realizados no LTAD e pontuaram o detalhamento dos ensaios como determinantes para a qualificação das pesquisas, dentro dos parâmetros de qualidade da Petrobras. “Essa análise, de nossos trabalhos, feita pelos engenheiros da Petrobras nos dá orgulho e também nos impõe ainda mais rigor para mantermos nossos resultados e projetos dentro das exigências de nossos parceiros e alinhados com as necessidades com o mercado”, observa Felipe Caixeta, pesquisador do LTAD da área de prospecção de novos negócios.
O último dia da missão dos engenheiros da Petrobras ao LTAD foi reservado para a prospecção de oportunidades. Foram alinhados caminhos para novos projetos dentro das necessidades de mercado da empresa. “O LTAD tem a Petrobras como seu maior parceiro no desenvolvimento de projetos de PD&I [Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação] e trabalha para expandir cada vez mais essa parceria”, completa Caixeta.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Petróleo Laboratório LTAD Parceria petrobrás tecnologia Engenharia Mecânica
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS