Extensão

Diretoria de Cultura seleciona bolsistas para atuar como apoio administrativo e pianista do Coral da UFU

Inscrições vão até domingo, 21 de maio,e estão abertas para estudantes de todos os cursos da UFU

Publicado em 09/05/2023 às 15:11 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

A Diretoria de Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Dicult/UFU) abriu edital ofertando duas vagas para o Coral da UFU, sendo uma para pianista e uma para apoio administrativo. A seleção é destinada para estudantes regularmente matriculados em qualquer curso da universidade.

Dentre os pré-requisitos específicos para ambas as vagas, estão ter disponibilidade horária de 20 horas semanais, boa leitura musical ou interesse em aprender. Especificamente para o candidato a pianista, é preciso também:

• Demonstrar conhecimentos musicais de leitura e prática tocando o instrumento a que se candidata;
  • Saber aplicar testes para classificar uma voz cantada e, com segurança, enquadrá-la em um dos quatro principais naipes do Ccoral: sopranos, contraltos, tenores e baixos;
  • Saber conduzir exercícios de respiração e técnica vocal cantada, em seu aquecimento e desenvolvimento;
  • Saber preparar os naipes, assegurando-lhes o domínio das linhas rítmico-melódicas das obras em estudo.

A duração da bolsa de extensão é de 12 meses, podendo ser renovada por até 24 meses. O acadêmico receberá, mensalmente, o valor de R$ 400.

As inscrições devem ser enviadas apenas pelo e-mail diproc@proex.ufu.br e estão abertas até dia 21 de maio. O resultado parcial será divulgado em 25 de maio e o final, em 29 de maio. Para mais informações sobre este processo seletivo, confira o edital e demais documentos postados no Portal de Editais e Concursos da UFU.