Leia Cientistas

Índice Espectral para gerenciamento da aplicação de herbicida

É possível determinar, com alta precisão, indicadores de controle de plantas daninhas por herbicidas utilizando-se de índices matemáticos

Publicado em 04/05/2023 às 12:05 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:38

A utilização de índices espectrais tem sido implementada em monitoramentos de crescimento vegetal, de pragas e doenças; em práticas de conservação do solo, no manejo de animais etc. (Foto: Freepik)

A agricultura é uma atividade básica e fundamental da humanidade. Essa prática gera alimentos, fibras e energia. A população cresce rapidamente e já ultrapassa 8 bilhões de pessoas. Com isso, grandes produtores de alimentos, como o Brasil, têm importância central no futuro da humanidade. Por esses motivos, as práticas agrícolas têm sido contempladas com diversas ferramentas tecnológicas, e tais ferramentas têm revolucionado a forma de produção. De fato, a ciência tem influenciado de forma crucial a agricultura. Nesse caminho, cita-se o Programa de Pós-Graduação em Agricultura e Informações Geoespaciais (PPGAIG), da UFU, em Monte Carmelo. Trata-se de um mestrado stricto sensu com propósito de capacitar pessoas, com formações diversas, em ciência e tecnologias sobre o uso das informações geoespaciais na agricultura.

Como exemplo, parte da equipe do PPGAIG publicou recentemente o artigo “Índice de vegetação por diferença normalizada para avaliação de dessecação com glyphosate + 2, 4-D em calda magnetizada”. Por meio de tal trabalho, os autores verificaram que é possível determinar, com alta precisão, indicadores de controle de plantas daninhas por herbicidas utilizando-se de índices matemáticos.

Normalmente, os herbicidas são aplicados em campo e a avaliação da operação se dá de forma presencial por um técnico de campo. Por meio desse artigo, a comunidade relacionada descobrirá que é possível verificar o efeito do herbicida utilizando-se de um drone, uma câmera e um computador, o que permite a avaliação de grandes áreas de forma remota, segura e eficiente.

Índices de vegetação são algoritmos baseados na reflectância que uma determinada cobertura vegetal emite. A luz solar chega até a superfície e é gerada uma informação espectral que fornece muitos dados sobre aquela superfície. Os herbicidas são produtos desenvolvidos para controlar plantas daninhas e agem em rotas metabólicas das plantas. A vegetação responde de diversas formas, a mais comum é a mudança na coloração. Porém, por diversos motivos, uma aplicação de herbicidas pode não ser eficiente. Dentre esses motivos podemos citar: espécie, idade da planta, umidade e densidade do solo, dentre outras. Por isso, é importante que seja feita uma avaliação in loco do efeito do herbicida, o que demanda tempo, pessoas e pode gerar erros relativos à observação humana.

A utilização de índices espectrais para estudo e gerenciamento de atividades agrícolas tem sido implementada com sucesso não só no uso de herbicidas, mas também em monitoramentos de crescimento vegetal, de pragas e doenças; em práticas de conservação do solo, no manejo de animais etc. Os estudos da vegetação por índices espectrais têm sido explorados com profundidade pelos professores e alunos do PPGAIG. Dessa forma, o programa tem desenvolvido e publicado muitas outras pesquisas para que a agricultura brasileira continue vigorosa e importante para a humanidade.

*Cleyton Batista de Alvarenga, Gustavo de Souza Marques Mundim, Edson Aparecido dos Santos, Rodrigo Bezerra de Araújo Gallis, Renan Zampiroli, Paula Cristina Natalino Rinaldi e Jair Rocha do Prado.

A seção "Leia Cientistas" reúne textos de divulgação científica escritos por pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). São produzidos por professores, técnicos e/ou estudantes de diferentes áreas do conhecimento. A publicação é feita pela Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU), mas os textos são de responsabilidade do(s) autor(es) e não representam, necessariamente, a opinião da UFU e/ou da Dirco. Quer enviar seu texto? Acesse: www.comunica.ufu.br/divulgacao. Se você já enviou o seu texto, aguarde que ele deve ser publicado nos próximos dias.

Palavras-chave: Leia Cientistas Divulgação Científica agricultura gerenciamento herbicida índice espectral