Aula prática

Parque Estadual do Pau Furado recebe visita técnica de grupo do Campus Monte Carmelo

Estudantes do curso de Engenharia Florestal participaram das atividades em uma unidade de conservação localizada entre Uberlândia e Araguari

Publicado em 09/05/2023 às 17:33 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Foto: Eduardo Favaro

No último sábado, 6 de maio, um grupo de estudantes de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) - curso oferecido no Campus Monte Carmelo - realizou uma visita técnica institucional ao Parque Estadual do Pau Furado, localizado entre os municípios de Uberlândia e Araguari. A atividade teve apoio do Instituto de Ciências Agrárias (Iciag/UFU) e contou com a participação de 31 pessoas da comunidade acadêmica, dentre estudantes, técnicos e professores.

A viagem foi coordenada pelos docentes Luciano Cavalcante de Jesus França e Regina Maria Gomes. França comenta a proposta da iniciativa: "É fruto de esforços originados em várias disciplinas do curso de Engenharia Florestal: 'Unidades de Conservação', sob minha responsabilidade; 'Conservação e Uso da Biodiversidade' (Prof. Regina Gomes); 'Zoologia, Conservação e Manejo de Fauna Silvestre' (Prof. Drausio Honorio) e 'Proteção Florestal' (Prof. Antônio Zanuncio). As atividades também contaram com a presença dos professores Adriane Silva, Álvaro Soares, Eduardo Favaro e dos técnicos de laboratórios Emanuel Rezende e Hugo Gabriel, assim como do colaborador Gilmar, que conduziu o ônibus da UFU Monte Carmelo."

Ainda segundo o professor, "os principais objetivos da visita de campo norteiam parte das ações do curso de Engenharia Florestal e da Universidade Federal de Uberlândia na promoção de atividades práticas, como estratégia de capacitação e formação de profissionais habilitados para atuar no mercado de trabalho com qualidade técnica, vivência de campo e capacidade crítica nas diversas áreas de atuação do profissional de engenheiraria florestal, em especial neste caso na área de conservação e manejo de áreas protegidas e ecossistemas naturais".

No Pau Furado, ocorreram algumas atividades educacionais. Logo na abertura da visita, a agente de parque Vanessa Nascimento recepcionou o grupo e ministrou aos estudantes as orientações elementares de segurança no local e demais informações. Dentre o circuito de trilhas do parque, foi realizado o percurso da Trilha da Cachoeira do Maribondo, com extensão total de 1,8 km, grau de dificuldade moderado e desnível de 61 metros. Durante este trajeto, os estudantes foram estimulados à observação da paisagem local e de elementos relacionados à fauna, flora e recursos hídricos. Ao lado do Córrego do Maribondo, os futuros engenheiros florestais fizeram leituras guiadas e discussões sobre o parque e as possibilidades de atuação dos profissionais desta área na gestão de unidades de conservação.

"A visita oportunizou aos estudantes o acesso a informações e experiências que complementaram os principais temas teorizados em sala de aula sobre as múltiplas disciplinas correlatas, bem como estabelecer a possibilidade de ideias para suas pesquisas e compreensão a respeito dos desafios de gestão de áreas protegidas", sintetizou França.

Sobre o local escolhido

O Parque Estadual do Pau Furado (PEPF) é considerado área estratégica e de alto valor para a conservação da biodiversidade. A região abriga importantes remanescentes florestais de Mata Atlântica e Cerrado e é uma das poucas áreas protegidas no Triângulo Mineiro. É o primeiro parque criado nesta região na categoria de proteção integral.

Com uma média de 2 mil visitantes anuais, o Parque do Pau Furado foi criado em 2007, sob administração do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e tem uma área total de 2.186,85 hectares. De acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), que representa o conjunto de todas as unidades de conservação (UC) existentes no Brasil, atualmente existem 2.446 UCs cadastradas, em níveis federal, estadual e municipal, correspondendo a 2.549.329 km² de áreas protegidas ou 18% do território continental do país e 26% das áreas marinhas. Essas UCs são divididas em 12 categorias, que variam desde parques nacionais até reservas particulares do patrimônio natural. As UCs são gerenciadas por diferentes órgãos, como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Estadual de Florestas e Secretarias Estaduais de Meio Ambiente.

"A equipe organizadora também agradece à administração do PEPF, em nome da engenheira florestal Mariceia Padua, e em especial aos funcionários que fizeram a recepção do nosso grupo", destaca Luciano França.

Quem tiver interesse em obter informações sobre o curso de Engenharia Florestal da UFU pode acessá-las via site e/ou no Instagram.

Confira, abaixo, mais alguns registros da visita técnica do grupo do Campus Monte Carmelo ao Parque Estadual do Pau Furado:

Montagem com imagens registradas pelos professores Luciano França, Adriane Silva, Regina Gomes, Eduardo Favaro

A agente de parque Vanessa Nascimento prestou orientações de segurança nas trilhas. (Foto: Adriane Silva)

Grupo de estudantes do curso de Engenharia Florestal da UFU presentes na visita técnica. (Foto: Adriane Silva)

Momento de leitura e discussões sobre o parque e a atuação dos profissionais de engenharia florestal. (Foto: Eduardo Favaro)

Palavras-chave: visita técnica Engenharia Florestal UFU Monte Carmelo Parque do Pau Furado