UFU realiza a 21ª edição da Semana Nacional de Museus

Evento acontece de 15 a 19 de maio e terá como tema 'Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar'

Publicado em 10/05/2023 às 11:43 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

O Sistema de Museus da Universidade Federal de Uberlândia (Simu/UFU) promove, de 15 a 19 de maio, a 21ª edição da Semana Nacional de Museus. Neste ano, o evento tem como tema “Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar”, que destaca a importância dos museus como promotores do bem-estar e da sustentabilidade, apoiando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), nas áreas de Saúde e Bem-Estar Global, Ação Climática e Vida na Terra. O tema foi proposto pelo  Conselho Internacional de Museus (Icom).

A programação é gratuita, aberta ao público e vai incluir roda de conversa e palestras. As atividades serão presenciais e on-line  - confira, abaixo, na programação. Haverá emissão de certificado para cada evento, sendo que os formulários serão disponibilizados durante as realizações dos mesmos.

De acordo com o professor Rodrigo de Freitas, coordenador executivo do Simu, os museus contribuem para o bem-estar das pessoas, saúde mental, educação e sensibilização ambiental. “Eles ajudam a promover a inclusão social, a diversidade, a conexão com a natureza, a compreensão climática e amplificação da voz dos povos originários tornando-se, assim, importantes aliados na luta pela sustentabilidade a partir da sua própria concepção de ‘bem-viver’”, aponta Freitas.

Data comemorativa

O "Dia Internacional dos Museus" é celebrado em 18 de maio e tem como objetivo destacar a importância dos museus como espaços que promovem o bem-estar e a sustentabilidade, além de  apoiar os três ODS da ONU já citados acima - Saúde e Bem-Estar Global, Ação Climática e Vida na Terra.

A universidade Federal de Uberlândia  possui cinco museus, sob coordenação do Simu: Museu Universitário de Arte (MUnA), Museu de Minerais e Rochas (Mumro), Museu Diversão com Ciência e Arte (Dica), Museu do Índio (Musíndio) e Museu de Biodiversidade do Cerrado (MBC).

Finalizando, Rodrigo de Freitas comenta que, no contexto específico da UFU, esses cinco museus universitários também desempenham um papel importante na busca pela sustentabilidade, garantindo interlocução com a comunidade e o fomento de ações formadoras que abrangem o ensino, a pesquisa e a extensão: “São ações sempre vinculadas à promoção de práticas de conservação e preservação dos recursos naturais e culturais. Além disso, nossos museus oferecem espaços de lazer e aprendizado, onde as pessoas podem se conectar com a história, a cultura e a arte, trazendo benefícios para o bem-estar emocional.”

Programação da Semana Nacional de Museus

Dia 15/5 (segunda-feira)

• 15h - Atividade  interna com a equipe do Museu Diversão com Ciência e Arte (Dica)

Dia 16/5 (terça-feira)